Internacional

Putin nega que serviços secretos russos tenham interrogado Snowden

Presidente russo disse nunca ter encontrado responsável por vazamentos. Rússia deu asilo provisório ao pivô do escândalo de espionagem
Por AFP 19/12/2013 - 09:51

ACESSIBILIDADE


Os serviços secretos russos nunca interrogaram Edward Snowden sobre as atividades da CIA e da Agência Nacional de Segurança (NSA) americana, declarou nesta quinta-feira (19) o presidenteVladimir Putin em uma entrevista anual.

"Não trabalhamos com ele e nunca fizemos isso. E não fazemos perguntas a ele sobre o que fazem os serviços para os quais trabalhou no que diz respeito à Rússia", acrescentou Putin.

O presidente russo indicou que nunca se encontrou com Snowden: "Não o conheço pessoalmente, nunca me reuni com ele. Não nego que seja alguém interessante".

O ex-agente da CIA e da NSA, que chegou à Rússia no fim de junho, onde obteve asilo provisório em agosto, forneceu à imprensa dezenas de milhares de documentos sobre o amplo programa de vigilância americano, através de escutas telefônicas ou de internet, realizado pela NSA, o que desencadeou um escândalo internacional.

Snowden, de 30 anos, não aparece em público desde que obteve asilo na Rússia. Seu advogado e porta-voz, Anatoli Kucherena, explicou que o americano estava em perigo e que seus guarda-costas deveriam garantir sua segurança.

 


Encontrou algum erro? Entre em contato