Internacional

Coreia do Norte divulga imagens de homenagens à morte de ex-ditador

Kim Jong-il governou de 1994 a dezembro de 2011, quando morreu. Militares fazem formaturas e população coloca flores em frente a estátua
Por Do G1, em São Paulo 16/12/2013 - 09:49

ACESSIBILIDADE


As agências de notícias oficiais da Coreia do Norte divulgaram nesta segunda-feira (16) imagens de homenagens que estão ocorrendo pelo país pelo segundo ano da morte do ex-ditador Kim Jong-il, que exerceu o cargo de líder supremo entre 1994 a 2011.

Acusado de mandar sequestrar e torturar opositores, Jong-il morreu em 17 de dezembro de 2011 sob suspeita de ataque do coração.

As homenagens ao ex-ditador estão sendo prestadas por diversas paradas militares em frente ao Kumsusan Memorial Palace, informou a Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA). A população do país também coloca flores em estátuas de homenagem a Kim Jong-il em Pyongyang.

Após a morte de Jong-il, seu filho, Kim Jong-un, assumiu, representando atualmente a maior liderança no país. Na semana passada, King mandou executar o tio, Jang Song-thaek, após a condenação de Jang à morte por um tribunal militar sob acusação de corrupção e de tramar contra o país.

Jang era casado com Kim Kyong-hui, a irmã do ex-líder Kim Jong-il e tia de Kin Jong-un. Os especialistas consideravam Jang como um dos mentores de Kim Jong-un, a quem ajudou a se consolidar no poder, além de um promotor das tímidas reformas econômicas que a Coreia do Norte mostrou recentemente.


Encontrou algum erro? Entre em contato