Internacional

Presidente da Ucrânia chama oposição pró-europeia ao diálogo

Manifestantes continuavam mobilizados em Kiev. Eles querem assinatura de acordo de associação com a União Europeia
Por AFP 09/12/2013 - 10:11

ACESSIBILIDADE


O presidente da Ucrânia, Viktor Yanukovich, afirmou nesta segunda-feira (9), em comunicado, que quer dialogar com a oposição pró-União Europeia.

O presidente apoia a iniciativa de uma mesa redonda proposta pelo ex-presidente Leonid Kravchuk, "que poderá ser um espaço para chegar a um entendimento", enfatizou a presidência em um comunicado. Além disso, Yanukovich se reunirá com três ex-presidentes ucranianos, Kravchuk, Leonid Kuchma e Viktor Yushenko.

Centenas de manifestantes ucranianos partidários da adesão do país à UE permaneciam mobilizados em Kiev, apesar do frio e da neve, um dia depois de uma demonstração de força que mobilizou centenas de milhares de pessoas contra o governo.

Pouco depois do amanhecer, entre 200 e 300 pessoas estavam ao redor de um palco na Praça da Independência, centro dos protestos, onde alguns padres recitavam orações.

Em uma temperatura de quatro graus negativos e debaixo de neve, dezenas de manifestantes vigiavam o acampamento criado no local e as barricadas instaladas em vários pontos do bairro vizinho, onde fiam os principais edifícios do governo: a presidência, o Parlamento e a sede do governo.

Quase 100 partidários do governo se reuniram em um parque ao lado do Parlamento.

A recusa do presidente  a assinar um acordo de associação com a UE, negociado durante meses, levou o país de 46 milhões de habitantes a uma crise política sem precedentes desde a Revolução Laranja.

Os europeus acusam a Rússia de ter exercido pressões econômicas e de ter feito ameaças "inaceitáveis" sobre a Ucrânia, que passa por uma crise econômica e financeira, para que renunciasse à associação com a UE.


Encontrou algum erro? Entre em contato