Internacional

Prefeitura francesa desaloja grande acampamento de ciganos

Cerca de 800 pessoas moravam no local, nas proximidades de país. Expulsão ocorre após decisão judicial de outubro
Por France Presse 27/11/2013 - 13:15

ACESSIBILIDADE


Um dos maiores acampamentos de ciganos da França, no qual moravam 800 pessoas, foi desalojado nesta quarta-feira (27) em Saint-Ouen, nas proximidades de Paris.

A desocupação do acampamento, que fica em um terreno próximo de uma das centrais de calefação urbana de Paris, começou durante a manhã, segundo a prefeitura de Seine-Saint-Denis.

A expulsão acontece depois de uma decisão judicial de 2 de outubro a pedido da Rede Ferroviária Francesa (RFF) e da Sociedade Nacional de Ferrovias Franceses (SNCF), proprietárias das áreas ocupadas.

O local, um dos maiores da França, surgiu depois que vários acampamentos de ciganos foram desalojados durante o verão na região de Paris.

Ante a falta de espaço suficiente, as caravanas invadiram rapidamente a via férrea.

A prefeita de Saint-Ouen, Jacqueline Rouillon, apelou em uma carta dirigida ao ministro do Interior francês, Manuel Valls, para "a responsabilidade do Estado" ante as "dificuldades provocadas" pelo acampamento.

Para a prefeitura, a instalação colocava em risco especialmente o fornecimento de calefação urbana à capital. A central de Saint-Ouen se ocupa de "110.000 pessoas", assim como de muitos hospitais parisienses.

Desde o surgimento do acampamento, a central continuou sendo abastecida, mas por caminhão, o que gerou um custo final mais elevado que com o transporte ferroviário.

Segundo cálculos do governo, a França teria entre 15.000 e 20.000 ciganos, a grande maioria vivendo em acampamentos ou nas ruas.


Encontrou algum erro? Entre em contato