Internacional

Irã apresenta drone de ataque com raio de ação de 2.000 km

Fotros pode ser equipado com mísseis, diz agência oficial. Ministro da Defesa ironizou sanções impostas pelos 'inimigos'
Por AFP 18/11/2013 - 10:50

ACESSIBILIDADE


Irã apresentou nesta segunda-feira (18) um drone que pode ser equipado com mísseis e cujo raio de ação alcança 2.000 km, segundo a agência de notícias oficial IRNA.

Fotros foi descrito como o drone com maior raio de ação que o Irã já construiu até o momento, que teria capacidade de alcançar Israel, situado a 1.000 km em linha reta de seu inimigo jurado.

'O drone Fotros tem um raio de ação de 2.000 km e pode voar a uma altura de 25 mil pés com uma duração de voo de 16 a 30 horas", afirmou durante uma cerimônia o ministro da Defesa, Hossein Dehgan.

"Pode realizar operações de reconhecimento ou levar mísseis terra-ar para operações militares", acrescentou.

Segundo Dehgan, o Fotros também pode ser utilizado para missões de vigilância de oleodutos e gasodutos, assim como das estradas e das fronteiras do país.

A aeronave foi testada com êxito e "mostra que as sanções impostas pelos inimigos não são um obstáculo ao progresso na indústria de defesa", afirmou o ministro.

A televisão iraniana mostrou imagens do drone durante a decolagem, o pouso e o voo. O Irã enfrenta sanções impostas pela ONU por conta de seu controverso programa nuclear.


Encontrou algum erro? Entre em contato