Internacional

Multidão lincha e mata suposto autor de atentado no Afeganistão

Ataque em Ghazni matou 18 pessoas que iam para casamento. Suspeito escondido em galinheiro apanhou com paus e pedras e levou tiros
Por AFP 28/10/2013 - 09:47

ACESSIBILIDADE


Um suspeito de ter colocado a bomba de fabricação caseira que matou 18 pessoas no domingo, na província de Ghazni (centro do Afeganistão), foi linchado por uma multidão revoltada, informaram nesta segunda-feira (28) fontes locais.

As vítimas iam para um casamento quando o ônibus em que viajavam explodiu com a bomba, no distrito de Andar no domingo.

Pouco depois da explosão, os habitantes da região foram até a casa de um homem suspeito de estar vinculado aos talibãs e o encontraram escondido no galinheiro, informou à AFP o governador da província, Mohammad Ali Ahmadi. Na casa também acharam um detonador.

O homem acabou morrendo na surra de paus e pedras que levou da multidão. Seu corpo ainda foi crivado de balas.

"Ele tinha ao menos 200 balas no corpo", declarou Ahmadi.

Segundo ele, o homem teria confessado antes de morrer que havia outra bomba.

O atentado não foi reivindicado, mas as bombas artesanais fazem parte das armas preferidas pelos talibãs, que conduzem uma violenta insurreição no Afeganistão depois que a coalizão internacional dirigida pelos Estados Unidos os expulsou do poder em 2001.

No primeiro semestre de 2013, os artefatos explosivos artesanais deixaram 443 mortos e 917 feridos no país, um terço a mais que no mesmo período em 2012, segundo um relatório da ONU, que enfatiza que estas bombas são a primeira causa de vítimas civis do conflito (35%).


Encontrou algum erro? Entre em contato