Internacional

Ibrahim Keita assume presidência do Mali

Ex-primeiro-ministro do país foi eleito com 77% dos votos. Cerimônia foi marcada por um discurso do ex-presidente Dioncunda Traoré
Por EFE 04/09/2013 - 09:40

ACESSIBILIDADE


O vencedor das eleições presidenciais de 11 de agosto no Mali , Ibrahim Boubacar Keita, assumiu nesta quarta-feira (4) oficialmente a chefia do Estado após uma cerimônia em que seu antecessor, o interino Dioncunda Traoré, transferiu o poder para o novo governante.

Keita, que foi primeiro-ministro do Mali, foi eleito no segundo turno das eleições ao vencer o ex-ministro de Finanças Sumalia Cissé.

Após prestar juramento diante da Suprema Corte, Keita pronunciou seu discurso de posse.

A eleição de Keita como presidente pretende colocar fim a uma profunda crise política surgida após o golpe de estado militar de 22 de março de 2012, no qual Amadu Tumani Touré foi destituído e substituído por uma junta militar.

Durante esse período de transição a situação do Mali se deteriorou, especialmente após a ocupação da metade norte do país pelos rebeldes tuaregues do Movimento Nacional para a Libertação de Azawed.

Os rebeldes, entre os quais existiam grupos islamitas armados, ocuparam as principais cidades do norte, como Gao, Kidal e Timbuktu.

No entanto, os fundamentalistas foram rechaçados graças à intervenção do exército francês em janeiro, embora os tuaregues mantiveram sua pressão e reivindicações separatistas a favor da independência de Azawed, onde desejam criar um Estado islâmico em uma área de 850 mil quilômetros quadrados.

Os islamitas convocaram uma manifestação a favor da independência da região nesta questa..

Durante discurso de despedida, o presidente transitório, Traoré, convocou a população a colaborar com Keita e disse que o novo governante representa a esperança.


Encontrou algum erro? Entre em contato