Política

Mugabe assume mais um mandato como presidente do Zimbábue

Aos 89 anos, ele está no poder há mais de 3 décadas no país africano. Mugabe bateu rival Tsvangirai em eleição marcada por denúncia de fraudes
Por AFP 22/08/2013 - 10:10

ACESSIBILIDADE


O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, prestou juramento nesta quinta-feira (22) para um sexto mandato na liderança do país em uma cerimônia em um estádio dos arredores da capital, Harare.

Mugabe, de 89 anos e no poder há mais de três décadas, jurou "cumprir, fazer respeitar e defender a Constituição do Zimbábue, e todas as leis" do país, diante de milhares de partidários.

Em sua chegada ao estádio da capital do Zimbábue, Robert Mugabe foi ovacionado pelos presentes, vestidos com camisas com sua foto.

Mugabe venceu o primeiro turno das presidenciais de 31 de julho com 61% dos votos, contra 34% de seu rival Morgan Tsvangirai.

Este último impugna os resultados eleitorais e já havia anunciado que não iria comparecer à cerimônia.

"Querer que Tsvangirai compareça à posse é como querer que a vítima de um roubo compareça à festa organizada pelo ladrão", explicou à AFP Luke Tamborinyoka, porta-voz de Tsvangirai. "Não pode comparecer à festa de um ladrão!", acrescentou.


Encontrou algum erro? Entre em contato