Cultura

Afegão transforma consertos de caminhões em poesia e música

Matiullah Turab fala das ferramentas e da sua 'dor' durante o dia. 'O trabalho de um poeta não é escrever sobre o amor', disse
Por Do G1, em São Paulo 19/08/2013 - 10:04

ACESSIBILIDADE


Um afegão está "transformando" o conceito conhecido por poesia. Em vez de falar de natureza e romance, Matiullah Turab retrata o seu trabalho e a sua dor em um estilo poético e musical no país.

O rapaz, filho de um agricultor, faz a sua poesia baseado nos consertos que faz na sua oficina, principalmente caminhões, segundo o jornal "The New York Times".

"O trabalho de um poeta não é escrever sobre o amor", declarou. "O trabalho de um poeta não é escrever sobre flores. Um poeta deve escrever sobre o sofrimento e a dor das pessoas", disse ao jornal.

Matiullah Turab, de 44 anos, diz que oferece em sua poesia uma voz para os afegãos crescidos sobre a guerra e seus autores cínicos, como os norte-americanos, o Talibã, o governo do Afeganistão e do Paquistão.

Versões gravadas de poemas do Sr. Turab se espalharam no país, especialmente entre seus companheiros étnicos, a quem ele chama de campeões. O homem também tem uma estreita ligação com Hezb-i-Islami - parte islâmico do partido político, que faz parte do grupo militante.

Apesar de suas "aflições" sociais serem "estreitas e divisionistas", a sua poesia tem apelo de massa, de acordo com o "The New York Times". Mr. Turab reserva sua caridade para os afegãos comuns, abatidos pela corrupção e decepção que vivem nesta última década.

"Não há nenhum político genuíno no Afeganistão", disse ele, quebrando brevemente um raro sorriso. "Até onde eu sei, os políticos precisam do apoio do povo, e nenhum desses políticos têm isso. Para mim, eles são como os acionistas de uma empresa. Eles só pensam em si mesmos e os seus lucros", relatou ao jornal.

Mesmo com seu desprezo pela política, Mr. Turab manteve-se popular nos "cantos influentes" do governo. O presidente Hamid Karzai até o convidou recentemente para o palácio presidencial em Cabul. "O presidente gostou da minha poesia e me disse que eu tinha uma excelente voz, mas eu não sei por que isso", disse ele. "Eu criticou ele".

O poeta agegão, apesar de conseguir difundir sua "poesia" pelo país, é quase analfabeto. Embora ele possa, com dificuldade, ler cópias impressas, ele não consegue nem escrever nem ler a escrita dos outros, revelou. Ele disse que constrói sua poesia em sua cabeça e que confia na memória para lembrá-la.


Encontrou algum erro? Entre em contato