CIÊNCIA E SAÚDE

Inusitado: Estudo internacional diz que poeira pode… engordar

Por Unsplash.com 20/11/2019 - 10:06
Atualização: 20/11/2019 - 10:14

ACESSIBILIDADE

Unsplash.com
Aspirador Robô
Aspirador Robô

A poeira, além de prejudicar a saúde e sujar a casa, pode engordar. A conclusão obtida pelo médico francês Frederic Saldmann surpreendeu a muitos, mas parece fazer todo o sentido quando se entende as causas por trás dela: a poeira contém resíduos voláteis de produtos químicos que se difundem na atmosfera. Esses produtos químicos afetam o bom funcionamento do metabolismo, estimulando as células adiposas responsáveis pelo ganho de peso.

De acordo com o estudo, publicado na revista médica internacional "Environmental Science and Technology", descobriu-se que quando certos produtos químicos contidos na poeira entram em contato com determinadas células, eles promovem o acúmulo de lipídios e são a causa da criação de células de gordura em grandes quantidades. Outra descoberta do estudo é que não é necessário ser exposto a muita poeira para sentir os efeitos deste fenômeno.

A poeira em si não é perigosa para o seu peso, mas sim os produtos químicos que ela carrega e que geram sérios distúrbios metabólicos, cujas manifestações mais sérias são obesidade ou diabetes.

Para chegar à esta conclusão, foram analisados 11 tipos de pó presentes em ambientes fechados e expostos ao corpo humano. Com esta análise, foi possível descobrir que essas substâncias voláteis têm uma função adipogênica no sistema.

Como e porque isso acontece ainda permanece sem explicação científica, mas os pesquisadores são categóricos quanto aos danos que a poeira pode trazer: "As conclusões do nosso estudo nos alarmam, especialmente no que diz respeito à saúde das crianças. Em breve, será necessário estudar com mais detalhes como esses agentes que formam a poeira influenciam o tecido adiposo e quais células são afetadas", disseram os pesquisadores.

Como remover o pó da sua casa

O pó pode ser encontrado em qualquer lugar da sua casa e encontrar uma maneira eficiente de eliminar a poeira pode ser uma tarefa complicada. Existem muitas soluções para esse problema, mas o melhor lugar para começar e dentro de casa, com algumas dicas simples como estas:

Use um purificador de ar

Os melhores purificadores de ar do mercado, projetados especificamente para remover poeira, utilizam filtros HEPA (High Efficiency Particulate Air). Os filtros HEPA podem remover até 99,97% das partículas transportadas pelo ar, ajudando a controlar e reduzir efetivamente a poeira dentro de sua casa.

Escolha o aspirador de pó correto

A sucção por si só não é suficiente para tirar a poeira dos tapetes. Para obter bons resultados, você precisa de um aspirador cujo pincel “varra” o tapete. Quando se trata de pisos de madeira, ladrilhos ou vinil, a melhor opção é investir em um aspirador robô para alcançar todos os cantos e economizar tempo.

Use amaciante

Computadores e televisões estão carregados de eletricidade e isso é um ímã para a poeira. O amaciante de roupas pode reduzir bastante a aderência estática, ajudando a manter a poeira afastada. Simplesmente umedeça um pano com o amaciante e você poderá limpar qualquer coisa, de boxes a mesas de madeira.


Encontrou algum erro? Entre em contato