TURISMO

Cinco semelhanças entre Alagoas e Rio de Janeiro

Alagoas e Rio de Janeiro são estados bastante procurados pelos turistas. Descubra 5 semelhanças entre as cidades e o que há de melhor para conhecer!
Por Assessoria 16/07/2019 - 10:49

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Pontos turísticos no Rio de janeiro são mundialmente conhecidos
Pontos turísticos no Rio de janeiro são mundialmente conhecidos

2011 km separam os estados de Alagoas e Rio de Janeiro, mas essas regiões tem mais em comum do que podemos imaginar. Os pontos turísticos no Rio de janeiro são mundialmente conhecidos e Alagoas conquista por suas paisagens únicas, não é à toa que tem se tornado um destino cada vez mais procurado pelos turistas. Conheça as 5 semelhanças entre Alagoas e Rio de Janeiro que vão te ajudar a ter a melhor escolha para suas férias – ou ficar ainda mais em dúvida!

É importante lembrar que a proposta desse artigo não é criar rivalidade entre os estados. O Rio de Janeiro tem pontos de interesse que se destacam, mas Alagoas tem todo o seu charme próprio. A verdade é que o Brasil é um país rico em belezas naturais e a ideia aqui é valorizar a região sudeste e nordeste do país. Preparado para conhecer as 5 semelhanças entre Alagoas e Rio de Janeiro?

Área histórica preservada

A história brasileira pode ser vista de perto na arquitetura de ambas as cidades. Apesar do Rio de Janeiro ter sido fundado em 1565 e Maceió em 1815, encontrar construções antigas é fácil nesses locais. Em uma caminhada pelo centro de Maceió, por exemplo, é possível encontrar Catedral, teatros, prédios antigos e elementos que fazem deste um mundo à parte a ser explorado. 

O Rio de Janeiro também apresenta vários traços da trajetória do Brasil colônia, como o Paço Imperial e o Cais do Valongo, local em que centenas de escravos entraram em nosso território. Quem procura o que fazer no Rio de Janeiro ou em Maceió e quer um passeio mais informativo, deve incluir os centros históricos no seu roteiro! É um mergulho na nossa própria história.

As praias incríveis

Falar de Rio de Janeiro e de Alagoas sem citar suas praias belíssimas é praticamente impossível. Com várias opções para o turista escolher, as cidades hoje contam com ótima infraestrutura e são destino certo de famílias, casais e amigos.

Falando em opções de praias, em terras cariocas podemos destacar Copacabana, Búzios, Paraty e a belíssima Arraial do Cabo. Enquanto Alagoas ganha nossos corações com Maragogi, São Miguel dos Milagres e Antunes – isso citando apenas algumas das melhores praias do estado. O clima sempre agradável e a água transparente são elementos que fazem destes verdadeiros paraísos na terra.

Área verde

Mas nem só de praias as cidades do litoral são feitas! Na verdade, tanto Alagoas quanto Rio de Janeiro contam com área verde preservada, pensando na qualidade de vida dos seus habitantes e dos turistas que não perdem a chance de ter um pouco de convívio com a natureza.

A maior floresta urbana do mundo é um dos lugares para conhecer no Rio de Janeiro! Se trata da Floresta da Tijuca, que conta com animais e plantas nativas e uma história que mostra que o ser humano é capaz de recuperar áreas degradadas. Alagoas também conta com uma área de proteção ambiental, a Reserva Biológica de Pedra Talhada, com mais de 4 mil hectares, ultrapassando os limites do estado até chegar em Pernambuco. Dentro da Reserva, cachoeiras, vida selvagem e muito verde para os aventureiros.

Vida Noturna

Pensando em se divertir na noite? Ambos os estados contam com capitais super movimentadas, com bares e restaurantes preparados para oferecer ao turista horas de muito entretenimento. No centro das cidades alagoanas é possível encontrar uma grande variedade de opções, desde lugares mais requintados até ambientes para quem gosta mesmo de ficar à vontade. E claro, é sempre presente os frutos do mar no cardápio.

Agora, quando falamos da noite carioca, não podemos deixar de citar a região da Lapa. Com seus arcos belíssimos e vários barzinhos, quem visita a região encontra uma mistura irresistível de história com diversão. É possível até mesmo participar de um tour noturno grátis pela Lapa, em que guias explicam tudo sobre o ambiente, contando cada detalhe. E se fazer um free tour pelo Rio de Janeiro é sempre bacana, imagina um tour noturno grátis pela Lapa!

Teatro e Cultura

Lembra que falamos anteriormente sobre as regiões históricas das cidades? Um dos pontos turísticos no Rio de janeiro presente também em Maceió é um teatro antigo, afinal, estamos falando de cidades que foram pioneiras na sociedade brasileira e, portanto, a presença de um teatro era fundamental. Aproveite para fazer um Free Tour no Rio de Janeiro e conhecer seu centro histórico e outros lugares fascinantes.

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro fica no centro da cidade e foi inaugurado em 1909. Seu exterior e interior são riquíssimos, com uma arquitetura própria da época. Inclusive, esse é um ótimo passeio para fazer em um roteiro à dois. Em Maceió, temos o Teatro Deodoro, e foi inaugurado um ano depois que seu “irmão” carioca, em 1910. Ainda conta com suas formas originais e uma estrutura capaz de receber diferentes eventos. Vale a pena conferir esses lugares para conhecer no Rio e em Maceió e até verificar a agenda dos teatros. Vai que você consegue assistir algo nesses ambientes incríveis!

Alagoas e Rio de Janeiro

Não é possível definir qual é a melhor escolha para seu destino de férias. A verdade é que, apesar de Alagoas e Rio de Janeiro terem similaridades, cada local é único e tem sua própria beleza. Mas, se você for do nordeste e está pensando em conhecer os pontos turísticos do Rio de Janeiro, tem nesse artigo algumas dicas que podem te ajudar na preparação do roteiro. O que não faltam nessas cidades são atividades e lugares para visitar. Então, faça suas malas e boa viagem!


Encontrou algum erro? Entre em contato