Nacional

Brasil é o 3º país com maior número de empreendedores no mundo

Grande parte deles já passou dos 50 anos. Para especialista, mercado não é simples para quem tem essa idade e o empreendedorismo acaba se tornando uma alternativa de geração de renda
Por g1, Bom dia Brasil 13/11/2012 - 10:53

ACESSIBILIDADE


O Brasil é o terceiro país com maior número de novos empreendedores no mundo. Grande parte deles já passou dos 50 anos.

Marcio é publicitário, Laerte, advogado. Eles sempre foram ligados às Letras e há um ano e meio investiram em um plano B para a vida profissional. Montaram uma editora e acabam de publicar o primeiro título.

“Conforme você vai vendo que o tempo vai passando, os horizontes vão se estreitando, mas dentro da sua cabeça acontece exatamente o contrário. Sua cabeça vai se abrindo, você tem mais informação e já sabe o que fazer com ela”, explica o publicitário Márcio Scansani.

Um cantinho dentro de casa pode ser o suficiente para o começo de um novo negócio, motivado por um sonho ou mesmo pela necessidade de trilhar um caminho diferente.

Ricardo Fernandes de Carvalho soube que um salão de beleza estava com dificuldade no fornecimento de cera de depilação. “Vi uma oportunidade. Falei: ‘Vou fazer, vou correr atrás’. E fui tomando informações. Houve essa oportunidade que a mulher me fez uma proposta. Só que o meio que ela fazia cera era muito ruim, muito fraco, então eu fiz a minha fórmula”, diz o empreendedor.

Hoje já tem 60 clientes e não quer parar por aqui. “Eu sai duas vezes para ir atrás de clientes só, a partir daí foi mais indicação”, conta Ricardo.

O Brasil é hoje o terceiro país do mundo com maior número de empreendedores, 13% deles têm mais de 50 anos.

“O mercado não é simples para quem tem mais que 50 anos e o empreendedorismo acaba se tornando uma alternativa também de geração de renda”, explica Bruno Caetano, diretor do Sebrae-SP.

Os editores e o fabricante de cera investem em um negócio próprio sem abandonar o emprego atual. “Isso garante uma maior estabilidade. Aquela máxima que não vale a pena colocar todos os ovos em uma única cesta, é o caso deles”, ressalta o diretor do Sebrae.


Encontrou algum erro? Entre em contato