Investimento

Mineração Vale Verde inicia obras de construção em Alagoas no segundo semestre de 2013

Anúncio foi feito pelo presidente da empresa ao secretário Luiz Otavio Gomes em reunião na cidade de Washington
Por Agência Alagoas 13/11/2012 - 07:42

ACESSIBILIDADE

Mineração Vale Verde inicia obras de construção em Alagoas no segundo semestre de 2013



O secretário de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, esteve reunido nesta segunda-feira (12) com o executivo James Bannantine, presidente e CEO da Aura Minerals, companhia responsável pelo controle da Mineração Vale Verde. O encontro aconteceu na cidade de Washington e fez parte da programação que o Governo de Alagoas cumpre nos Estados Unidos e no Canadá, até a próxima sexta-feira (16). Na oportunidade, o empresário anunciou que as obras de construção da Mineração Vale Verde, no município de Craíbas, serão iniciadas no início do segundo semestre do ano de 2013.




A reunião, que foi acompanhada pelo diretor para Assuntos Internacionais do Governo de Alagoas, Eduardo Magalhães, serviu para que a empresa apresentasse o projeto e todo o cronograma de atividades previstas até o início das operações da mineradora. O prazo de execução das obras é de 18 a 24 meses, que contará com recursos da ordem de US$ 450 milhões, em sua fase inicial. A Vale Verde vai gerar cerca de 1.200 empregos durante as obras de construção e mais 800 postos de trabalho com o início da produção.



 



“Essa é mais uma conquista da atual gestão de Governo. Uma grande empresa vai ser instalada em um município do interior do Estado, fator que contribui para que a política de desconcentração de investimentos implantada pelo governador Teotonio Vilela Filho ganhe mais força”, destacou o secretário Luiz Otavio Gomes.



 



De acordo com presidente da companhia, as negociações de empréstimo junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), principal agente financiador do empreendimento, estão avançadas. “Estamos com a perspectiva de que a carta-consulta seja aprovada até o final deste ano. Sendo assim, todos os processos deverão estar cumpridos até o final do primeiro semestre de 2013, para que já no início do mês de julho as obras sejam iniciadas”, afirmou James Bannantine.



 



A empresa já investiu aproximadamente R$ 70 milhões de pesquisa em Alagoas, gerando 130 empregos diretos. A Mineradora Vale Verde já tem recursos minerais para produzir pelos próximos 18 anos, com um total de 130 milhões de toneladas de cobre extraídas de duas jazidas em Craíbas, Arapiraca e Igaci.



 



O presidente da Aura Minerals afirmou que estará em Alagoas no mês de dezembro para apresentar pessoalmente o projeto de implantação da Vale Verde ao governador Teotonio Vilela Filho. James Bannantine enfatizou o apoio oferecido por toda a equipe técnica do Governo de Alagoas para a decisão da empresa em levar o empreendimento para o Estado.



 



“Além das condições encontradas para a extração dos nossos recursos naturais, encontramos em Alagoas um governador e uma equipe comprometida, que não mediu esforços para tornar o empreendimento uma realidade”, completou o presidente. 

Encontrou algum erro? Entre em contato