Feliz 1º de Maio

Dia do Trabalhador: protesto fecha lojas do centro em Maceió

Invadindo diversas lojas, os manifestantes obrigaram gerentes a cerrarem as portas. Todo o comércio foi fechado por volta das 10 horas
Por 01/05/2012 - 11:03

ACESSIBILIDADE

Dia do Trabalhador: protesto fecha lojas do centro em Maceió

Um protesto realizado por sindicatos, associações e movimentos estudantis ligados a Central Única dos Trabalhos de Alagoas (CUT-AL), aconteceu  pelas ruas do Centro de Maceió, na manhã desta terça-feira (1°).  Exigindo o fechamento das lojas para que os trabalhadores possam descansar no feriado do dia do trabalhador, cerca de 100 pessoas, portando bandeiras e faixas, gritaram por justiça.

 

De acordo com Girlene Lázaro, membro da diretoria da CUT, todo mundo sabe que os trabalhadores do comércio no Centro de Maceió são explorados, se esforçando muito e ganhando pouco. Segundo ela, não é justo que eles sejam obrigados a trabalhar em pleno dia do Trabalhador. 

 

Invadindo diversas lojas, os manifestantes obrigaram gerentes a cerrarem as portas. Todo o comércio foi fechado por volta das 10 horas.

 

Magno Francisco, membro do movimento estudantil, desabafou dizendo que as lojas precisam permaner fechadas pois caso contrário eles iram voltar até que o feriado seja respeitado.

 

Ao se depararem com o comércio fechado, muitas pessoas que iriam as compras nesta manhã foram pegas de surpresa. As lojas funcionariam das 9 às 15 horas desta terça, segundo o anúncio feito pela Aliança Comercial e divulgado por toda imprensa. 

 

Para evitar excessos por parte dos manifestantes, a Polícia Militar acompanhou a toda movimentação. 

 

João Correia, presidente da Aliança Comercial, esteve no Centro e lamentou o ato promovido pelos sindicatos ligados à CUT. Segundo ele a abertura das lojas em feriados é uma forma de atrair o consumidor, gerando emprego e renda.

 

De acordo com Correia a abertura das lojas no feriado de 1º de Maio está prevista no acordo coletivo da categoria dos comerciários. Ele argumenta que não há nenhuma ilegalidade nisto e que há apenas três datas comemorativas que o Comércio deve fechar e entre elas não está o Dia do Trabalhador. 

 

Feliz Dia do Trabalho!


Encontrou algum erro? Entre em contato