Diploma

Renan promete votar a favor da PEC dos jornalistas no 2º turno

Por Ascom 18/01/2012 - 10:41

ACESSIBILIDADE


O senador Renan Calheiros garantiu votar pela aprovação da PEC 33/2009, que estabelece a exigência do diploma para o exercício da profissão de jornalista. Além do voto, o senador alagoano promete, como líder da maior bancada partidária no Senado, o PMDB, empenhar-se para que a votação, em 2º turno, ocorra no início dos trabalhos legislativos deste ano, no mês de fevereiro.

A posição do senador em relação à PEC foi confirmada em resposta a uma carta da presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Alagoas (Sindjornal), Valdice Gomes, pedindo para ele manter o compromisso que havia assumido com a categoria, em Alagoas e no Brasil, em defesa do diploma, apesar de seu voto no 1º turno ter sido contrário à aprovação da matéria.

Renan argumentou que sua reação na 1ª votação foi uma resposta, na condição de líder partidário, à falta de entendimento para que a matéria fosse colocada na ordem do dia. Segundo ele, sem que houvesse qualquer acordo entre os líderes, a PEC surpreendeu a todos quando foi posta em votação, gerando um clima de descontentamento geral entre os líderes partidários.

Para o líder do PMDB, a aprovação da PEC é praticamente consenso entre os senadores, como foi demonstrado na 1ª votação, apesar de alguns líderes, pelo motivo exposto no parágrafo acima, terem dado seu voto pessoal contra. “Na segunda votação, não haverá qualquer dificuldade para aprovar a PEC, com o meu voto e empenho para que isso ocorra o mais rápido possível”, concluiu.


Encontrou algum erro? Entre em contato