CHACINA DA GRUTA

Começam debates no júri de acusados de matar Ceci Cunha

Previsão é de que julgamento de cinco acusados termine nesta quarta-feira
Por Correio24horas 18/01/2012 - 10:29

ACESSIBILIDADE

Começam debates no júri de acusados de matar Ceci Cunha

Foi retomado por volta das 9h (horário de Brasília) desta quarta-feira (18) o julgamento de cinco acusados de matar em Alagoas a médica e deputada federal Ceci Cunha, o marido e mais dois parentes delas em 1998, no caso que ficou conhecido como “chacina da Gruta”. O júri popular começou na segunda-feira (16) e está previsto para terminar às 23h desta quarta.

Segundo a assessoria de imprensa da Justiça Federal de Alagoas, nesta quarta estão sendo realizados os debates entre acusação e defesa para que, no final, o júri, formado por sete jurados homens, possa tomar sua decisão.

Promotoria e defesa terão 3 horas para apresentarem seus argumentos. Depois, será concedida mais 1 hora para réplica e tréplica a ambas as partes.

Na terça-feira (17), três réus foram interrogados pelo juiz federal André Luís Maia, presidente do Tribunal do Júri e titular da 1ª Vara Federal de Alagoas.

Ceci Cunha morreu horas depois de ser diplomada deputada federal pelo PSDB de Alagoas.

São réus no no processo o ex-deputado federal Talvane Luiz Gama de Albuquerque Neto, apontado como mandante do crime, Jadielson Barbosa da Silva, Alécio César Alves Vasco, José Alexandre dos Santos e Mendonça Medeiros Silva, apontados pelo Ministério Público Federal como executores.

Todos eles negam participação nos assassinatos.

Réus interrogados
Na terça-feira (17), foram ouvidos os cinco réus. O réu Jadielson Barbosa da Silva negou as declarações prestadas à polícia sobre o caso, alegando que fez as declarações sob tortura. No processo, no entanto, há registros dos laudos do IML de exames de corpo de delito que foram realizados por ele em todos os traslados feitos sob tutela da polícia.

No depoimento, Jadielson não negou que andava armado, mesmo sem ter porte de arma e que fugiu para São Paulo, onde mora atualmente, após ser indiciado pelas mortes. Ele também não negou que conhecia Alécio César Alves Vasco, considerado pela investigação como pistoleiro. Vasco foi ouvido em seguida.

O terceiro a ser interrogado foi o ex-deputado federal Talvane Luiz Gama de Albuquerque Neto, acusado pelo Ministério Público Federal de ser o mandante do crime. Após o encerramento dos interrogatórios, serão abertos os debates entre acusação e defesa para que, no final, o júri, formado por sete jurados homens, possa tomar sua decisão.

Nesta segunda-feira, o juiz federal ouviu o depoimento oito testemunhas e foram interrogados dois réus. A primeira pessoa ouvida foi uma sobrevivente do crime, irmã de Ceci Cunha, a psicóloga Claudinete Santos Maranhão, que teve o marido Iran Carlos Maranhão, morto na chacina.

Foram mortos: a deputada Ceci Cunha, seu marido Juvenal Cunha, Iran Carlos Maranhão e Ítala Maranhão. Claudinete contou que conseguiu se esconder debaixo da cama do primeiro quarto da casa.


Encontrou algum erro? Entre em contato