Editorial

Por 26/10/2011 - 00:00

ACESSIBILIDADE


A disputa entre grupos de coronéis militares pela Caixa Beneficente dos Policiais Militares de Alagoas parece não ter fim. Interpelações judiciais para um lado, liminares para outro, a verdade é que militares de patente elevada, isto é, o topo da hierarquia militar, se degladiam para asumir o controle da Caixa Beneficente dos Policiais Militares. À parte a motivação encontrada pelos coronéis para duelarem, por enquanto um duelo verbal mas que pode ir até as vías de fato.

A corporação, isto é, o governo do Estado, ainda não se manifestou sobre o fato delituoso dos coronéis, que, beirando as raias da indignação popular, pululam com ataques de parte a parte, com características semelhantes ao duelo do OK Curral (célebre duelo no western americano). E a hierarquia militar, como fica? Que exemplo de boa conduta os coronéis dão a seus subordinados?

Sem adentrar à razão de um ou de outro, necessário é que o Estado de Alagoas dê um basta aos intereses dos coronéis, muito além dos intereses da corporação a que pertencem, que é de guardião da paz e da serenidade entre os alagoanos; paz que está longe de acontecer haja visto os índices de violencia que assola Alagoas. Não é possível que graduados da Polícia Militar de Alagoas se abstenham de combater o crime, seja ele organizado ou não, para duelarem como cowboys de farda, lutando pela aplicação da lei e da ordem. Simplesmente lutam para aquinhoarem-se de bens da Caixa Beneficente dos Policiais Militares do Estado de Alagoas.

O basta que o governo do Estado deve dar, a partir da corporação, urge sob a possibilidade de outros insurretos, se espelhando nos coronéis, comecem a transformar a Polícia Militar num verdadeiro motim. Se for preciso, que se puna exemplarmente os duelistas, pois só assim a legalidade da força prevalecerá entre os corporados.

O militar tem um rígido código disciplinar. O de Alagoas foi manchado por graúdos membros que se arboram na “honestidade” interna de cada um.

Que dizer, senhores coronéis, da luta incansável do Estado de Alagoas em preservar a ordem e a paz entre seus cidadãos – reduzir o alarmante índice de criminalidade – se a patente mais alta da nossa PM vive e convive quase que permanentemente numa arena, degladiando-se? Ah, Alagoas!

Encontrou algum erro? Entre em contato