Magistrados, advogados e servidores, debatem temas do interesse da Justiça

Por 17/08/2011 - 00:00

ACESSIBILIDADE


A diretoria do Sindicato dos Servidores do Judiciário de Alagoas (SERJAL) definiu a programação do 1º Fórum Estadual da ca-tegoria, que acontece neste final de semana em Piranhas. No mesmo período e local a Federação Nacional dos Servidores (Fenajud) promove o 1º Encontro Jurídico Nacional de Entidades Representantes dos Servidores do Judiciário nos Estados.

Autoridades do Poder do Judiciário alagoano participam como palestrantes do evento estadual, que é mais uma iniciativa do Serjal para qualificar a categoria visando aumentar a qualidade da prestação jurisdicional.

O Fórum estadual foi aberto nessa quinta-feira 11, com a palestra "A importância do servidor público para a promoção da Justiça". Antes, houve pronunciamentos do presidente do Serjal, oficial de Justiça Ednor Gonzaga Júnior, da prefeita de Piranhas, Melina Freitas, e do deputado estadual Inácio Loyola. O parlamentar representará o Poder Legislativo nesse evento. Os trabalhos começaram de fato às 9h dessa sexta-feira, 12, com uma mesa redonda sobre Precarização do Trabalho Judiciário e Saúde do Trabalhador, com a participação do professor Renan Araújo, da Unepar, e da psiquiatra Rosimeire Rodrigues.

O juiz alagoano Alexandre Lenine faz palestra sobre "Informatização do Judiciário x Humanização", tendo como debatedor Volnei Rosalem, diretor de Formação Política Sindical do Sindicato dos Servidores do Judiciário de Santa Catarina (Sinjusc).

No sábado, 13, às 9h, o desembargador James Maga-lhães, Corregedor Geral de Justiça, profere palestra sobre "A Democratização do Judiciário", tendo o advogado alagoano Everaldo Patriota, militante da causa dos direi-tos humanos, e a juíza do Trabalho Alda de Barros Araújo, membro da Associação Juízes pela Democracia, como debatedores. Ao final de cada dia de atividades, os grupos de trabalho apresentarão seus relatórios.

A programação do 1º Encontro Jurídico Nacional de Entidades Representantes dos Servidores do Judiciário nos Estados será marcada pela palestra "O processo administrativo como forma de preservação do agente público", proferida pelo desembargador Washington Luiz Damasceno. O debatedor será o diretor jurídico do Serjal, Gláucio Guimarães.

Uma mesa de debates terá o Dr. Alberto Jorge Correia de Lima, juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas, como palestrante. Ele abordará o tema "A capacidade econômica dos Tribunais e a Execução das normas do CNJ". O debatedor será o sindicalista Robert França, coordenador geral do Sindicato dos Servidores do Judiciário de Minas Gerais (Sinjus/MG).

Após o debate será eleita a comissão que vai elaborar a Carta de Piranhas, documento oficial onde as entidades realizadoras se posicionam sobre os temas abordados e questões outras ligadas aos interesses dos servidores do Poder Judiciário. O documento será lido na solenidade de encerramento do evento.

Ainda em Piranhas, os servidores do Judiciário de Alagoas se reúnem em assembleia geral para eleger os membros da Comissão Eleitoral que vai conduzir os trâmites legais visando a eleição da nova diretoria do Serjal para o triênio 2012/2014.

Encontrou algum erro? Entre em contato