CONTRAPROPOSTA

CRB e outros 26 clubes das séries A e B discutem criação da Liga

Por Tamara Albuquerque com assessoria 07/05/2022 - 09:07

ACESSIBILIDADE

Francisco Cedrim/CRB
CRB posta sobre proposta para criação da Liga de Clubes
CRB posta sobre proposta para criação da Liga de Clubes

O CRB utilizou nesta manhã as redes sociais para informar aos torcedores e à sociedade o esforço dos clubes de futebol integrantes das séries A e B do Campeonato Brasileiro pela criação da Liga de Clubes. Representantes dessas agremiações se reuniram  ontem, sexta-feira, para discutir os critérios que nortearão, em bases sustentáveis e justas, o equilíbrio de forças no futuro.

Entre os assuntos debatidos, o mais relevante foi a divisão de receitas de forma que contribua de fato para o aprimoramento da competição, tornando menos desiguais as condições de competitividade atuais. O CRB avalia que os termos aceitos em São Paulo por outros seis clubes perpetuam o abismo que existe hoje, ao manterem a parte igualitária das receitas em 40%, enquanto nos campeonatos mais bem sucedidos este percentual pode chegar a 68% somando todos os direitos domésticos, internacionais e de marketing, caso da Premiere League, por exemplo.

"Não é aceitável que haja clubes ganhando seis vezes mais do que outros, enquanto nas melhores Ligas do mundo essa diferença não ultrapassa 3,5 vezes. Outro ponto a ser aprimorado é a adoção de premissas que não privilegiem pilares de difícil aferição, em especial ao que tange a engajamento. Tais critérios, na visão da maioria dos clubes que participaram da reunião, apenas perpetuam a posição de superioridade de alguns sobre outros, não dando a oportunidade de maior equilíbrio dos campeonatos" postou.

A criação da Liga entre os 40 clubes será a oportunidade de se mudar efetivamente o futebol brasileiro, segundo o CRB. "Esse objetivo não pode se subordinar a interesses individuais de alguns, petrificados há décadas na superioridade de recursos. Sabemos que não seria justo buscar igualdade total de receitas, mas sim equanimidade e melhor distribuição. O futebol brasileiro não avançará sem que haja um consenso entre os 40 clubes das séries A e B de que a justa distribuição de receitas gerará maiores oportunidades na disputa", postou no Instagram.


Encontrou algum erro? Entre em contato