ESPORTE ALAGOANO

Morre o jornalista e historiador Lauthenay Perdigão

Por Redação 17/08/2021 - 16:58
Atualização: 17/08/2021 - 17:23

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Lauthenay era responsável por manter o Museu do Esporte
Lauthenay era responsável por manter o Museu do Esporte

O jornalista, historiador, ex-atleta e diretor do Museus dos Esportes, Lauthenay Perdigão faleceu nesta terça-feira, 17, em Maceió aos 86 anos. De acordo com a família, ele sofria de problemas cardíacos e estava internado desde a última quinta-feira em um hospital da capital alagoana.

Lau, como também era conhecido, notabilizou-se pela vasta coleção sobre a história do esporte alagoano e nacional, o que o levou a expor uma série de registros e verdadeiras relíquias, especialmente do futebol local, no museu localizado no Estádio Rei Pelé, em Maceió

Ao longo da vida, foi bancário de carreira durante 34 anos, sempre trabalhando no segundo horário. Pela manhã, pesquisava; entre lanches, saía para acompanhar alguma história. No último horário, ainda dava conta do trabalho como radialista. Tudo isso com apoio da esposa, Maria Augusta.

Daquele amor, nasceram filhas e netos. Do amor ao futebol, teve de se materializar o Museu do Esporte. O quarto que mantinha em casa com faixas, fotografias, camisas, livros, anotações, jornais e mais materiais tornara-se pequeno para o acervo. Para se ter uma ideia do conteúdo, é preciso contar que Lauthenay fotografava quinzenalmente a construção do Estádio Rei Pelé, entre os anos 1960 e 70.

Seu Lau estava separando informações sobre o alagoano Dida, aquele que foi seu amigo e nomeia o Museu do Esporte de Alagoas, para escrever mais um livro em parceria com o jornalista Mário Lima, um dos responsáveis pela sua biografia.

As informações sobre o local e a data do sepultamento não foram divulgadas pela família.


Encontrou algum erro? Entre em contato