ARÁBIA SAUDITA

Fórmula 1 apresenta circuito de rua mais rápido do mundo

Por Grande Prêmio 18/03/2021 - 09:02

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Detalhe do projeto do circuito que vai ser palco do primeiro GP da Arábia Saudita de F1
Detalhe do projeto do circuito que vai ser palco do primeiro GP da Arábia Saudita de F1

A Fórmula 1 apresentou os primeiros detalhes do seu mais novo traçado, o circuito de rua de Jedá, palco do GP da Arábia Saudita, que estreia no calendário em 5 de dezembro. Trata-se do circuito urbano mais longo da F1, com um total de 6,175 km e 27 curvas. O traçado, que de acordo com simulações feitas por técnicos da Fórmula 1, vai ter uma volta feita com média de velocidade estimada em cerca de 250 km/h, foi apresentado nesta manhã de quinta-feira (18) pela categoria.

O circuito foi projetado, segundo informa a Fórmula 1, em estreita colaboração com a empresa do arquiteto alemão Hermann Tilke sob orientação de Ross Brawn, diretor-esportivo da categoria, para “assegurar uma corrida empolgante para os nossos fãs e pilotos”.

A pista está localizada às margens do Mar Vermelho e fica 12 km ao norte do centro de Jedá, considerada a segunda principal cidade do país, só atrás da capital, Riad.

O novo circuito da Fórmula 1 será o mais longo do calendário, só atrás dos 7,004 km de Spa-Francorchamps, na Bélgica. Em termos de média de velocidade, vai ser um dos mais rápidos, levando em conta que Monza tem uma média em torno de 264 km/h.

Brawn destacou o desenho do mais novo circuito do Mundial. “É sempre muito empolgante divulgar os detalhes de um novo circuito, e o Circuito de Rua da Arábia Saudita não é exceção. Trabalhamos em estreita colaboração com a equipe de Tilke e com o promotor para assegurar que tenhamos uma pista que proporcione corridas empolgantes e embates roda a roda para os nossos fãs e desafie todos os pilotos”, disse o engenheiro britânico.

“O desenho traz o melhor de um circuito de rua moderno, mas também têm áreas de fluxo livre que vão criar oportunidades de ultrapassagem. O cenário é incrível, no Mar Vermelho, e mal podemos esperar para ver os carros na pista em dezembro”, completou.


Encontrou algum erro? Entre em contato