Alagoas, 26 de fevereiro de 2021 24º min 29º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
CORRIDA DE CÃES

Tudo o que você deve saber sobre o esporte de corrida de galgos

Laryssa Balduino - Especial para o Extra

25/01/2021 15h03 - Atualizado em 25/01/2021 16h04

Corridas de galgos eram muito populares entre a classe operária masculina
Getty ImageCorridas de galgos eram muito populares entre a classe operária masculina

Alguma vez viu uma corrida de galgos? Se você tem pouco conhecimento sobre esta disciplina convidamos-lhe a aprofundar o tema para apreciar ainda mais a atividade desportiva que desenvolvem estes magníficos exemplares caninos.

De onde vem este desporto?

Este desporto tem as suas origens em Hendon, no País de Gales, por volta do ano 1876, onde era praticado de forma improvisada, em pista redonda ou oval. As corridas de galgos eram muito populares entre a classe operária masculina, posteriormente se associa a outras formas de lazer como apostar em galgos, prática que se tornou uma tradição com o passar dos anos.

O esporte se desenvolve a nível profissional nos Estados Unidos a partir de 1920, mas se expande à Grã-Bretanha em 1926 por iniciativa de Charles Munn, Lyne-Dixon e Critchley, que criaram a Associação de Corridas de Galgos e organizaram a primeira corrida em solo britânico. 

Cresceu com sucesso em muitas cidades do Reino Unido, com a inauguração de várias pistas em um ano. A competição de galgos mais antiga da Espanha se denomina a Copa La Ina, se efetua em Jerez da fronteira há 100 anos.

Em que consiste este desporto?

Este desporto consiste na deslocação de galgos a grande velocidade ao longo de um circuito de forma oval. Os cães fazem um percurso atrás da lebre e tentam apanhá-la. A lebre é um objeto mecânico que é usado na corrida para promover a marcha acelerada dos galgos, apesar de que correm atrás dela nunca a apanham.

A cada cão é atribuído um compartimento diferente, ao ouvir o sinal de saída os compartimentos abrem-se ao mesmo tempo, e os cães correm atrás da lebre mecânica numa pista reta. Na corrida participam oito (8) exemplares caninos, o espaço entre uma corrida e outra pode demorar 15 minutos, o percurso pode oscilar entre 210 e 1.100 metros de distância. Ganha o galgo que chegar primeiro à meta.

Quais são as características da pista de corridas de galgos?

As corridas de galgos geralmente são executadas em uma pista reta com dimensões entre 366 a 493 metros, no entanto estes números podem variar dependendo do tipo de corrida. Há pequenas pistas de 210 metros, e outras maiores que podem chegar a medir 1097 metros.

Como é o equipamento dos galgos?

Os galgos são identificados por um número, usam uma focinheira leve e ostentam um emblema que caracteriza o proprietário. Neste desporto, utiliza-se uma lebre para estimular o animal a correr atrás da presa. A corrida termina quando um galgo chega à meta, será o vencedor.

Qual é o método para que o galgo chegue primeiro à meta?

A melhor maneira de conseguir que um cão seja altamente competitivo e ganhe as corridas neste esporte é o treinamento. Os treinadores devem treinar os cães para desenvolver velocidade na pista s treinadores devem treinar os cães para desenvolver velocidade na pista e ser obedientes nos exercícios regulares.

Além disso, os treinadores devem fornecer alimentos equilibrados e nutritivos para os cães para mantê-los saudáveis e cheios de energia. Os galgos enfrentam doenças próprias da raça, por isso especialistas na nutrição e tratamento do animal devem garantir que o cão tem o peso ideal e a constituição física muscular adequada para um bom desempenho.

Fatos curiosos dos galgos

*Os galgos podem desenvolver velocidades de até 75 quilômetros por hora, possuem um corpo aerodinâmico e patas longas que lhes permitem acelerar o passo de maneira impressionante.

*Cleópatra e a rainha Isabel da Inglaterra organizavam corridas de galgo, daí que a esta disciplina se chamou o "Esporte de Rainhas".

*Os galgos são animais aerodinâmicos, elegantes, nobres e leais aos seus donos.

*Corrida de galgos é um esporte emocionante com milhões de fãs em todo o mundo, especialmente no Reino Unido, Austrália e Estados Unidos.

*Os galgos podem dormir até 18 horas por dia, apesar de ter uma figura esbelta e ser um dos cães mais velozes do mundo.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade