LÍDER DO CAMPEONATO

Alagoano Willian José vive grande fase na Real Sociedad

Por Assessoria 23/11/2020 - 13:23

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Natural de Porto Calvo, atacante se tornou apenas o 4º jogador na história da LaLiga a marcar ao menos 11 gols em quatro temporadas consecutivas
Natural de Porto Calvo, atacante se tornou apenas o 4º jogador na história da LaLiga a marcar ao menos 11 gols em quatro temporadas consecutivas

É de um pequeno município alagoano, chamado Porto Calvo, de pouco mais de 25 mil habitantes, que vem um dos brasileiros mais queridos da LaLiga - ao menos para o lado azul do País Basco. Contratado em definitivo pela Real Sociedad em 31 de julho de 2016, Willian José caiu nas graças da torcida ao fazer o que sabe de melhor: muitos gols. Com média de 14 bolas na rede por temporada, desde que chegou à San Sebastián, o brasileiro atingiu um importante marco ao lado de nomes como Lionel Messi, Luis Suárez e Iago Aspas. Sendo, ainda, fundamental nas boas campanhas que o clube tem feito nos últimos anos.

Formado nas bases do CRB - junto de Roberto Firmino -, clube de seu estado natal, Willian rodou por outras equipes, como Grêmio Barueri e Rio Preto, antes de se profissionalizar no clube do interior de São Paulo. Em 2011, foi contratado pelo São Paulo - mesmo ano em que conquistou os títulos do Sul-Americano e Mundial sub-20 com a seleção brasileira -, onde deu continuidade a essa boa fase. No Tricolor paulista, conquistou o único título do clube nesta década, a Copa Sul-Americana de 2012.

Mesmo assim, não permeneceu na equipe, chegando a passar rapidamente por Grêmio e Santos em 2013, antes de ingressar no Real Madrid Castilla, o time B dos blancos .

Por lá, atuando na LaLiga SmartBank, marcou quatro gols e acabou chamou a atenção do técnico Carlo Ancelotti - que comandava a equipe principal do Real Madrid. Até que, em abril de 2014, o italiano escolheu justamente o atacante brasileiro para suprir a ausência de Cristiano Ronaldo, no duelo contra a Real Sociedad pela LaLiga. É importante lembrar que Willian fez parte do elenco campeão da Liga dos Campeões e da Copa do Rei, na temporada 2013/2014.

Sem muito espaço, acabou negociado com o Real Zaragoza e retornou à segunda divisão espanhola, onde voltou a brilhar. Com sete gols marcados na fase regular, foi muito importante para o clube terminar na sexta colocação e garantir presença nos playoffs da promoção. Lá, até viu o Zaragoza perder a ida das semifinais por 3-0, dentro de casa, para o Girona FC. Mas, depois, se recuperou com dois gols na volta e liderou a goleada por 4-1 - resultado que classificou o clube para a grande final, na briga por uma vaga na elite nacional.

Ela, no entanto, não veio. Mesmo com mais uma bola na rede, o brasileiro não impediu a derrota no gol qualificado (após empate por 3-3 no placar agregado) para o Las Palmas. Justamente o clube que passou a defender na temporada seguinte, 2015/2016, também por empréstimo.

Na elite, voltou a desempenhar um bom papel, novamente marcando dez gols na temporada - ajudando o clube não apenas a se manter na LaLiga Santander, como terminar na parte intermediária da tabela, em 11º com 44 pontos somados. Quando chamou a atenção da Real Sociedad, que o contratou em definitivo no dia 31 de julho de 2016. Desde então, o clube basco figura sempre na parte alta da tabela de classificação.

Inclusive, conquistando a sexta posição logo na primeira temporada do brasileiro em San Sebastián - garantindo presença na terceira fase eliminatória da Liga Europa. Mas, nada se compara aos feitos alcançados em 2019/2020: quando La Real não apenas chegou à grande final da Copa do Rei (eliminando ninguém menos que o Real Madrid, e agora esperando para decidir o torneio diante de seu maior rival, o Athletic Bilbao), como também conseguiu sua melhor classificação desde 2013 - quando terminou na quarta colocação da LaLiga Santander.

Agora, além da classificação direta à fase de grupos da Liga Europa, o clube ainda viu Willian José fazer história. Com 11 bolas na rede nesta última temporada, o brasileiro se tornou apenas o quarto jogador a marcar ao menos 11 gols em quatro edições seguidas da LaLiga - apenas Lionel Messi, Luis Suárez e Iago Aspas puderam marcar tantas vezes em quatro edições seguidas da principal competição nacional. O camisa 9 da Real Sociedad também encerrou a competição como o artilheiro de sua equipe na LaLiga - e o brasileiro com mais gols.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato