NA TELONA

Filmes de boxe tem mais destaque no cinema do que narrativas sobre outros esportes

Por Arthur Fontes - Estagiário sob supervisão 21/09/2020 - 13:27
Atualização: 21/09/2020 - 13:57

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Filmes sobre esportes também podem gerar grandes lucros, com os 10 maiores sucessos de bilheteria desse gênero no IMDb totalizando US$ 1,9 bilhão
Filmes sobre esportes também podem gerar grandes lucros, com os 10 maiores sucessos de bilheteria desse gênero no IMDb totalizando US$ 1,9 bilhão

Num cinema tão fascinado por enredos de sucesso após dificuldades, o boxe aparece em destaque quando o assunto é filmes sobre esportes. De fato o boxeador é o herói ideal para se ter uma narrativa de superação, pois ele oferece o próprio sangue para sustentar a família ou atingir seus objetivos. Como outros esportes e a carreira artística, o boxe é também capaz de levar do auge à queda com enorme velocidade, bastando que o campeão se entregue às muitas tentações que o sucesso e o dinheiro oferece. 

Nestes filmes, o esporte geralmente funciona como uma metáfora para a vida da personagem principal. A violência e a imprevisibilidade do boxe fazem dele o par perfeito para o cinema. 

O enredo básico raramente foge do seguinte formato: o protagonista azarão recebe uma proposta para lutar em um campeonato, um treinador o leva ao limite, ele tem uma lesão ou dificuldade para superar, a luta acontece e o filme termina quando ele volta para a casa tendo ganhado ou perdido.

De acordo com o levantamento feito pela Betway Cassino Online, site de jogos de roleta, dos 50 melhores filmes de esportes que aparecem no IMDb, dez são sobre boxe. Destes dez filmes, quatro foram indicados ao oscar. O primórdios da febre de filmes de boxe se iniciou com Rocky: o lutador, que além de um filme de luta também é um drama e uma história de superação muito impactante. Pode ter certeza que isso é de grande influência na arte cinematográfica. Então, como forma de inspiração, todos os filmes de boxe que vieram após Rocky tenta buscar o lado do drama e da superação.

A maioria dos outros filmes de esportes não são desta forma. Claro que tem sim o ângulo da superação, mas não o lado humano dramático tão forte. Até por que os filmes de boxe focam em contar a história daquele tal atleta específico, o individualismo é mais presente do que nos filmes de esporte coletivo.

Por outra visão, os outros esportes é mais o conjunto que é tem suas histórias contada, no caso os times tem mais evidência no conto do que propriamente os jogadores. Este tipo de narrativa não faz o público ter uma empatia tão grande assim, já que não estamos acompanhando a história de uma pessoa, como é o caso dos filmes de boxe, e sim de um grupo particular.

Sem falar também que boxe é luta, e luta transmite ação. Nem todo mundo gosta de ver um filme de basquete, futebol, hóquei, ou até mesmo corrida, mas muitas pessoas gostam de um filme de ação, aventura, drama e isso cai como uma luva para os filmes que tem relação com o boxe.

O boxe traz um grande apelo com o grande público por unir duas coisas que agradam os amantes da telona. Ação (as lutas no ringue), e a empatia humana, a história dramática daquele personagem, ao ver a superação dele. As lutas são emocionantes, dramáticas e perigosas. Elas também funcionam como o ápice natural para a narrativa familiar de tentativa e superação que está embutida em quase todos os filmes de boxe.

Diante disso, não é surpresa ver que que o tipo de esporte mais popular apresentado neste top 50 seja praticado por personagens individuais.


Encontrou algum erro? Entre em contato