97 ANOS DE HISTÓRIA

CSA entrega oficialmente chaves do CT do Mutange à Braskem

O clube ocupava o espaço desde 1922
Por Bruno Fernandes 17/08/2020 - 15:13
Atualização: 17/08/2020 - 16:04

ACESSIBILIDADE

Divulgação/CSA
Márcio Araújo em ação no último treino do CSA em ct no Mutange
Márcio Araújo em ação no último treino do CSA em ct no Mutange

O CSA entregou oficialmente nesta segunda-feira, 17, as chaves do Centro de Treinamento Gustavo Paiva, o CT do Mutange. Quem confirmou foi o presidente Rafael Tenório, em entrevista à imprensa. A mudança se arrastava desde março.

Ao todo, foram 97 anos no Mutange. No entanto, a saída acontece por conta de um desastre ambiental provocado pela petroquímica Braskem.

Rachaduras surgiram nas ruas e imóveis do bairro, afetando as comunidades do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Clube e empresa entraram em acordo para a mudança.

“Nós entregamos hoje o CT Gustavo Paiva, em definitivo. Temos até meia-noite, já conseguimos tirar tudo o que nós precisávamos, ficando algumas coisas, mas a confirmação é 100%. CSA sai em definitivo hoje do Mutange”, disse o presidente.

Um século de história no Mutange

O clube ocupava o espaço desde 1922, mas nem sempre o local se chamou Centro de Treinamento Gustavo Paiva. Começou como uma simples chacará e recebeu sua atual denominação no dia 29 de agosto de 1951, em homenagem a um dos sócios mais presentes do clube que havia falecido em 27 de outubro de 1943.

Durante muitos anos, foi o estádio mais moderno de Alagoas, sendo inclusive o único com condições de receber jogos noturnos pelo fato de ter refletores. Em 1951, sediou o primeiro jogo internacional em Alagoas, no qual o CSA empatou por 1 a 1 com o Vélez Sársfield.

Por lá, passou Dida, que era titular da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 1958 e que, após contusão, abriu espaço para o jovem Pelé. Também foi revelado no local o goleiro Flávio, único jogador que ganhou todas as divisões do Campeonato Brasileiro.

Também estão entre as crias do CSA que passaram pelo local o atacante Pêu e os meias Souza, Cleiton Xavier e Adriano Gabiru, famoso por ter feito um dos gols mais importantes da história do Internacional na vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, pelo Mundial de Clubes de 2006.

Depois de transformar o Mutange em um CT em 2012, o CSA passou a disputar suas partidas no Estádio Rei Pelé, que pertence ao governo estadual. O CT provisório, onde o clube está treinando pertence ao Corinthians Alagoano que no fim de 2013 se uniu ao Santa Rita, equipe da cidade de Boca da Mata, no interior de Alagoas.

Publicidade


Encontrou algum erro? Entre em contato