Alagoas, 21 de setembro de 2020 23º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
97 ANOS DE HISTÓRIA

CSA entrega oficialmente chaves do CT do Mutange à Braskem

O clube ocupava o espaço desde 1922

Bruno Fernandes

17/08/2020 15h03 - Atualizado em 17/08/2020 16h04

Márcio Araújo em ação no último treino do CSA em ct no Mutange
Divulgação/CSAMárcio Araújo em ação no último treino do CSA em ct no Mutange

O CSA entregou oficialmente nesta segunda-feira, 17, as chaves do Centro de Treinamento Gustavo Paiva, o CT do Mutange. Quem confirmou foi o presidente Rafael Tenório, em entrevista à imprensa. A mudança se arrastava desde março.

Ao todo, foram 97 anos no Mutange. No entanto, a saída acontece por conta de um desastre ambiental provocado pela petroquímica Braskem.

Rachaduras surgiram nas ruas e imóveis do bairro, afetando as comunidades do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto. Clube e empresa entraram em acordo para a mudança.

“Nós entregamos hoje o CT Gustavo Paiva, em definitivo. Temos até meia-noite, já conseguimos tirar tudo o que nós precisávamos, ficando algumas coisas, mas a confirmação é 100%. CSA sai em definitivo hoje do Mutange”, disse o presidente.

Um século de história no Mutange

O clube ocupava o espaço desde 1922, mas nem sempre o local se chamou Centro de Treinamento Gustavo Paiva. Começou como uma simples chacará e recebeu sua atual denominação no dia 29 de agosto de 1951, em homenagem a um dos sócios mais presentes do clube que havia falecido em 27 de outubro de 1943.

Durante muitos anos, foi o estádio mais moderno de Alagoas, sendo inclusive o único com condições de receber jogos noturnos pelo fato de ter refletores. Em 1951, sediou o primeiro jogo internacional em Alagoas, no qual o CSA empatou por 1 a 1 com o Vélez Sársfield.

Por lá, passou Dida, que era titular da seleção brasileira até a Copa do Mundo de 1958 e que, após contusão, abriu espaço para o jovem Pelé. Também foi revelado no local o goleiro Flávio, único jogador que ganhou todas as divisões do Campeonato Brasileiro.

Também estão entre as crias do CSA que passaram pelo local o atacante Pêu e os meias Souza, Cleiton Xavier e Adriano Gabiru, famoso por ter feito um dos gols mais importantes da história do Internacional na vitória por 1 a 0 sobre o Barcelona, pelo Mundial de Clubes de 2006.

Depois de transformar o Mutange em um CT em 2012, o CSA passou a disputar suas partidas no Estádio Rei Pelé, que pertence ao governo estadual. O CT provisório, onde o clube está treinando pertence ao Corinthians Alagoano que no fim de 2013 se uniu ao Santa Rita, equipe da cidade de Boca da Mata, no interior de Alagoas.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade