SEM JOGOS

ASA suspende contratos dos jogadores até fim da pandemia

Por Bruno Fernandes 24/03/2020 - 20:43
Atualização: 24/03/2020 - 20:59

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Partida entre ASA e Jacyobá pela Copa Alagoas
Partida entre ASA e Jacyobá pela Copa Alagoas

O ASA resolveu suspender os contratos dos atletas, comissão técnica e de outros profissionais até que o calendário esportivo volte à ativa no estado. A decisão foi anunciada nesta terça-feira, 24, pelo presidente do clube.

Moisés Machado, presidente do clube, aguarda a confirmação da Federação Alagoana de Futebol (FAF) quanto a uma definição do prosseguimento do Campeonato Alagoano 2020. O clube é o primeiro no Brasil a tomar essa decisão. Os atletas receberão apenas o proporcional trabalhado no mês.

Assim como os campeonatos brasileiro e estaduais pararam suas atividades, devido à pandemia do Coronavírus (Covid-19), os clubes alagoanos também acompanharam as mesmas determinações. Em Alagoas, a decisão foi tomada na quarta-feira, 16, pela Federação de Futebol.

A paralisação dos jogos do Campeonato Alagoano acontece por 15 dias, com possibilidade de prorrogação. A decisão foi tomada em conformidade com os oito clubes participantes do Estadual em conjunto com o Sindicato dos Atletas do Estado de Alagoas e com o Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas. 

"A FAF entende que este é um momento de priorizar a saúde das pessoas, principalmente dos torcedores, atletas, treinadores, arbitragem, imprensa e todos os profissionais envolvidos com o futebol alagoano", diz trecho da nota encaminhada à imprensa. A reapresentação do ASA seria realizada nesta quarta-feira, 25.

Crise, contas bloqueadas e dívidas trabalhistas

Em 2018, o time se encontrava com as contas bloqueadas por decisão da Justiça. Como se não bastasse, o que já estava ruim ficou ainda pior com o não repasse financeiro por parte da Prefeitura de Arapiraca ao ASA.

O contrato inicial previa repasse até dezembro daquele ano, mas como o clube não disputava mais competições, ficou definido que o pagamento seria até outubro, o que ocasionou uma crise financeira.

Em 2019, o ASA apresentou o balanço financeiro do clube que registrou uma dívida no valor de R$ 270.409,03. O Alvinegro respondia até então por 101 processos na Justiça do Trabalho.

Foi por causa dessas dívidas que o clube não recebeu os valores de patrocinadores, entre eles, os repassados pela Prefeitura de Arapiraca, principal patrocinadora.

Atualmente, o time disputa a Primeira Divisão do Campeonato Alagoano ocupando a penúltima colocação, com apenas 4 pontos conquistados em 5 rodadas. O último na zona de classificação para a próxima fase é o CSE, com 7 pontos.

Sobre a decisão da suspensão, o EXTRA entrou em contato com Federação Alagoana de Futebol para saber se apoia ou não a decisão, mas até o fechamento do texto a entidade ainda não havia se posicionado sobre o assunto.


Encontrou algum erro? Entre em contato