TROFÉUS PELO CHÃO

Memorial dedicado à Rainha Marta está abandonado em Maceió

Gravuras nas paredes estão desbotadas; Selaj se nega a falar
Por Bruno Fernandes 03/01/2020 - 14:32
Atualização: 03/01/2020 - 14:51

ACESSIBILIDADE

Josué Seixas
Memorial dedicado à Rainha Marta fica dentro do Estádio Rei Pelé
Memorial dedicado à Rainha Marta fica dentro do Estádio Rei Pelé

O memorial Rainha Marta, localizado nas dependências do Estádio Rei Pelé, no bairro do Trapiche, em Maceió, está fechado há três meses. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo e confirmadas pelo governo estadual nesta sexta-feira, 3.

O abandono após o início de uma obra na última semana de outubro de 2019 acontece em meio a um período delicado relacionado a possível mudança do nome do maior palco esportivo de Alagoas.

Em 2019, o deputado Antônio Albuquerque (PTB-AL) apresentou um projeto que prevê a troca de Estádio Rei Pelé para Estádio Rainha Marta. A proposta foi aprovada pela Assembleia Legislativa de Alagoas.

O deputado Silvio Camelo (PV), por meio de emenda, propôs que os dois ídolos recebessem a homenagem: Estádio Rei Pelé e Rainha Marta. Depois do trâmite legislativo, a decisão de sanção ou veto do projeto caberá ao governador do Alagoas, Renan Filho (MDB). 

Através das janelas, foi possível ver que, dentro do memorial, haviam algumas réplicas de troféus espalhadas pelo chão e gravuras das paredes desbotadas.

Funcionários do estádio Rei Pelé que preferiram não se identificar informaram que reformas foram retomadas na última semana de outubro de 2019, mas ninguém sabe o que será feito no lugar.

Depois da inauguração, em 2014, o espaço funcionou por apenas um dia e ficou quase um ano e meio fechado. Voltou a abrir em 2016.

Memorial dedicado à Marta foi inaugurado em dezembro 2014

Na reabertura, a promessa feita pela Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude era a de modernizar o local. Mas, de lá para cá, o que mudou mesmo foi o estado de conservação do memorial.

O espaço tem o objetivo de reunir os prêmios de Marta, além de lembranças de sua carreira, como camisas e réplicas dos troféus.

Essa não é a primeira vez que os problemas estruturais da instalação são destaques nacionais. Em 2018, matéria publicada pelo Globo Esporte revelou os problemas que o memorial enfrenta. À época, a Selaj prometeu investir em reforma até o fim de 2019.

A Folha entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado do Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, mas o órgão se negou a falar.

Um pedido realizado através da Lei de Acesso à Informação, foi feito e a secretaria enviou nota afirmando que o memorial está em obras e deve voltar a funcionar no primeiro semestre de 2020.


Encontrou algum erro? Entre em contato