RECOMENDAÇÃO

Gritos homofóbicos de torcidas em estádios podem custar três pontos, decide STJD

Clubes podem ser punidos e perder pontuação da partida
Por Bruno Fernandes 20/08/2019 - 14:48
Atualização: 20/08/2019 - 14:54

ACESSIBILIDADE

Aldo Correia
Clube poderá perder três pontos se constatadas ações homofóbicas
Clube poderá perder três pontos se constatadas ações homofóbicas

Gritos de "bicha" durante cobrança de jogadores durante partidas oficiais disputadas no Brasil serão passíveis de punição e podem custar três pontos na tabela determinou o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, nesta terça-feira, 19.

O texto enviado aos clubes tem nome de recomendação do STJD. Agora, árbitros e assistentes também foram alertados e incentivados a agirem em casos de preconceito.

"Que a partir desta data [19] os árbitros, auxiliares e delegados das partidas relatem na súmula e/ou documentos oficiais dos jogos a ocorrência de manifestações preconceituosas e de injúria em decorrência de opção sexual por torcedores ou partícipes das competições", consta em um trecho da recomendação.

O texto é assinado pelo Procurador-geral do STJD, Felipe Bevilacqua, que explicou entender que casos de homofobia devem ser enquadrados no artigo 243-G do Código Disciplinar.

"Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência". Em caso de reincidência, o clube terá a pena dobrada.


Encontrou algum erro? Entre em contato