MUTANGE

CSA deve abandonar centro de treinamento por riscos de alagamento

Azulão irá trocar Maceió por Rio Largo; clube está em área comprometida
Por Redação com UOL 01/08/2019 - 15:37
Atualização: 01/08/2019 - 15:47

ACESSIBILIDADE

Foto: Afrânio Bastos
Centro de Treinamento do CSA, no bairro do Mutange
Centro de Treinamento do CSA, no bairro do Mutange

Devido às atividades de mineração da Braskem no bairro do Pinheiro, Bebedouro e Mutange, em Maceió, o CSA terá de abandonar seu Centro de Treinamento, no bairro do Mutange, e pode receber uma indenização milionária concedida pela multinacional.

O fenômeno de afundamento teve início em março de 2018, quando Maceió presenciou um tremor de 2,7 graus na Escala Richter. O fato gerou uma série de problemas que se arrastam até hoje na cidade.

Segundo o presidente Rafael Tenório, o novo CT deve ser construído na cidade de Rio Largo, próximo ao Aeroporto Zumbi dos Palmares, localizado a 27 quilômetros da capital.

O local foi demarcado como área de calamidade pela Prefeitura de Maceió. Um dos poços desativados de extração funcionava dentro do Centro de Treinamento, localizado na principal via do bairro. 

Embora não tenha sido notificado oficialmente pelas Defesa Civil Estadual e Municipal, e nem apresente rachaduras, o local está dentro da zona de alagamento e já foi alertado verbalmente pelos técnicos.

Em entrevista à imprensa, Rafael Tenório revelou que saída do CT será imediata. "Vamos ter que sair, só estamos esperando o documento que deve ser emitido hoje pela Defesa Civil Municipal. Eles já nos avisaram verbalmente que teremos que sair de fato. Depois que estivermos com esse documento na mão, vamos entrega-lo ao Tribunal de Justiça que vai nomear uma comissão para avaliar questão de valores para a indenização, prazo entre outras coisas".

Questionado sobre a mudança de localidade e como isso afetaria os torcedores, Tenório fala que "se algum torcedor quiser nos doar um terreno aqui em Maceió, aceitaremos, mas por enquanto nossos planos é de construir em Rio Largo, já que o prefeito nos ofereceu um terreno lá", enfatizou.

Preços


Em relação ao valor do Centro de Treinamento Gustavo Paiva, de aproximadamente 34694m², o cartola não revela, mas explica que "não pode se falar em valores no momento", e confirma que até o momento, embora o CSA esteja sim na área de calamidade, só será tomada alguma atitude no momento em que estiver com o documento para deixar o local.

Corretores imobiliários procurados estipularam um valor de aproximadamente R$ 180,00 o metro quadrado do CT, chegando a um total de aproximadamente R$ 6,2 milhões. O valor não leva em consideração as estruturas físicas do local, apenas o terreno.


Encontrou algum erro? Entre em contato