ESPORTE

Conmebol anuncia novo formato, locais e convidados da Copa América 2020

Por Assessoria 19/06/2019 - 17:39

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Conmebol anuncia novo formato, locais e convidados da Copa América 2020

A Conmebol anunciou na última semana, após a reunião do conselho da entidade, em São Paulo, as mudanças para a próxima Copa América. O novo formato será testado a partir de 2020, quando a competição terá sede dupla: será realizada na Colômbia e na Argentina. O número de seleções vai ser mantido: 12 equipes disputarão o campeonato. Além dos dez países-membros da Conmebol, as seleções da Austrália e do Qatar, campeãs das duas últimas Copas da Ásia, serão as convidadas especiais. Ambas estão ligadas à Confederação Asiática de Futebol (AFC).

Os dirigentes já haviam confirmado que os jogos seriam divididos entre os estádios argentinos e colombianos, levando em consideração a divisão geográfica dos grupos. As 12 equipes formarão dois grupos, o Norte e o Sul, com seis seleções cada. O Brasil ficará no grupo Norte, juntamente com a Colômbia, Equador, Venezuela, Peru e uma das seleções convidadas, escolhida por sorteio.

O grupo Sul terá Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai, Paraguai, e a outra seleção convidada. As quatro melhores seleções de cada grupo seguem para as quartas de final, semifinais e final. O torneio prevê 38 jogos com cinco partidas de cada time na fase de grupos, duas a mais em relação ao número atual. Toda a fase decisivam incluindo a grande final, será disputada na Colômbia, país que recebeu a competição apenas uma vez, em 2011.

A edição de 2020 também marcará o ajuste da competição no calendário do futebol internacional: a Copa América passará a ser disputada em anos pares, de quatro em quatro anos, assim como a Eurocopa, sempre no intervalo das Copas do Mundo.


Encontrou algum erro? Entre em contato