JOGADOR DO PALMEIRAS

Felipe Melo curte post de Eduardo Bolsonaro sobre trans no esporte

Neste sábado (30), pouco antes de entrar em campo no clássico entre São Paulo e Palmeiras, Felipe Melo curtiu uma mensagem de Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre o tema
Por Notícias ao Minuto 31/03/2019 - 02:32

ACESSIBILIDADE

Foto: Reuters
Pouco antes de entrar em campo, jogador curtiu mensagem
Pouco antes de entrar em campo, jogador curtiu mensagem

A declaração de Bernardinho sobre Tifanny reacendeu o debate sobre transexuais no esporte. Neste sábado (30), pouco antes de entrar em campo no clássico entre São Paulo e Palmeiras, Felipe Melo curtiu uma mensagem de Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre o tema.

"É inaceitável e ridículo que um homem pratique esportes em nível profissional com mulheres alegando ser uma delas. Eu não sei o porquê entidades profissionais permitem isso e até quando as atletas vão suportar", escreveu o deputado federal, filho do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Outro tweet curtido por Felipe Melo foi o de Ana Paula Henkel. A ex-jogadora de vôlei compartilhou uma reportagem do jornal "O Globo" na qual médicos dizem que Tifanny não deveria disputar competições entre mulheres cisgênero.

A semana foi pautada por este assunto. O técnico Bernardinho, do Sesc-RJ, foi flagrado pela televisão reclamando de um ataque certeiro da atleta do Sesi/Bauru. "Um homem, é f...", exclamou. Posteriormente, o treinador se desculpou.

"Peço desculpas a todos. Não foi minha intenção de forma alguma ofendê-la. Me referia ao gesto técnico e ao controle físico que ela tem, comum aos jogadores do masculino e que a maior parte das jogadoras não tem", disse Bernardinho.

"Sempre trabalhei e tentei ajudar diversos jogadores e jogadores sem qualquer tipo de preconceito. À Tifanny, dou meus parabéns pela grande atuação e conquista, e a todos que se sentiram ofendidos reitero minhas desculpas, pois jamais foi minha intenção", concluiu.

Medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996, Ana Paula defendeu Bernardinho e foi criticada por Tifanny.

"Leio que a militância a favor de trans no esporte feminino e contra as mulheres atacou Bernaridnho por ele ter dito a verdade, que Tifanny tem um ataque de homem. Minoria barulhenta que quer empurrar a todo custo que sentimentos são mais importantes do que fatos e biologia", começou ela.

"Em um post de um perfil LGBT que ataca brutalmente Bernardinho por ter dito a verdade, a lucidez é mostrada exatamente nos comentários da própria comunidade gay, que, em absoluta maioria, não concorda com homens biológicos competindo, vencendo e batendo recordes de mulheres", disse.

Posteriormente, Tifanny rebateu: "Essa moça [Ana Paula] tentou novamente aparecer, a dona Ana Paula. Senhora Ana Paula, você nem reside no Brasil, você reside nos Estados Unidos, se considera uma mulher americana. (...) Vá cuidar das trans de lá e me deixa em paz. Beijo para você, Ana Paula, sinto muito, mas você para mim é uma pessoa que nem existe", disse a atleta.


Encontrou algum erro? Entre em contato