Copa das Nações Africanas

Tumulto deixa um morto e 40 feridos antes em partida

Por Reuters 10/09/2018 - 09:13

ACESSIBILIDADE


Uma pessoa morreu e 40 ficaram feridas em um tumulto antes do início da partida entre Madagascar e Senegal, válida pelas eliminatórias da Copa das Nações Africanas, em Antananarivo, neste domingo, 9.

Funcionários do hospital local confirmaram a fatalidade, ocorrida depois que torcedores tentaram entrar no Estádio Municipal Mahamasina, localizado na capital do país, já superlotado antes do esperado duelo entre as seleções.

Espectadores faziam fila do lado de fora desde o início da manhã e, uma vez que o estádio com capacidade para 22 mil pessoas já se encontrava lotado, autoridades tiveram que fechar os portões com centenas ainda esperando para entrar.

“Os torcedores queriam entrar, mas o portão estava fechado porque as arquibancadas estavam cheias”, disse o chefe de polícia Herilalatiana Andrianarisaona à rádio francesa RFI.

“As pessoas na frente não conseguiam dar um passo para trás e muitas outras somaram à multidão. Foi isso que provocou o pânico e o tumulto.”

O ministro de Esportes de Madagascar, Tsihoara Faratiana, visitou os feridos no hospital junto com os ministros da Defesa e da Saúde, bem como autoridades da federação de futebol.

Houve um minuto de silêncio para as vítimas antes do pontapé inicial. O jogo começou como previsto e terminou em um empate de 2 x 2.

Mortes nos estádios africanos já foram muito frequentes no passado, já que o policiamento ruim e a falta de organização em locais geralmente superlotados costumam ser uma receita para a tragédia.


Encontrou algum erro? Entre em contato