qualidade de vida

Educador físico destaca benefícios do esporte para a saúde

Por Agência Alagoas - Fabiano Di Pace 23/04/2018 - 09:08

ACESSIBILIDADE

Prática esportiva pode retardar o envelhecimento e prevenir doenças crônicas
Prática esportiva pode retardar o envelhecimento e prevenir doenças crônicas

A prática de esportes e atividades físicas regulares gera diversos benéficos para a saúde de todos. E para reforçar essa ideia, o educador físico da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Ewerton Carnaúba, explica os efeitos do esporte para a saúde e bem estar.

Segundo o profissional de educação física, a prática esportiva pode retardar o envelhecimento e prevenir doenças crônicas associadas ao excesso de peso, a exemplo da hipertensão, além da melhorar a qualidade de vida de forma geral.

“O esporte traz mais disposição e equilíbrio mental para os praticantes, além de atuar como instrumento socializante, promovendo a interação entre pessoas e criação de novas amizades”, explicou Ewerton Carnaúba.

O educador físico ressaltou, no entanto, que toda prática esportiva deve ser feita após uma avaliação médica e acompanhada por um profissional qualificado. “A idade e as condições do corpo de cada pessoa devem ser sempre observadas para que o esforço não cause problemas”, lembrou.

Ewerton Carnaúba reforçou que a participação em atividades físicas não possui limitação de idade. “Crianças e idosos podem ser beneficiados com o esporte, desde que sejam respeitadas as limitações e características próprias de cada faixa etária”, salientou.

História de Inspiração 

Começando a treinar em 2016, a servidora pública Flávia Padilha já exibe uma carreira vitoriosa no jiu-jitsu, assegurando o bi-campeonato da categoria máster pela Federação Alagoana de jiu-jitsu.

Incentivada pelo marido, Diojone Farias, que atua como instrutor da luta marcial, Flávia revela que sentiu uma melhora grande na sua qualidade de vida após iniciar os treinos.

“Me apaixonei pela modalidade e pude sentir não apenas um ganho físico, mas, também, na minha auto estima e segurança”, avaliou a campeã.

Flávia revelou que sempre foi ligada a vida atlética e chegou a ser destaque na ginástica rítmica Alagoas. “O esporte sempre fez parte da minha vida e trouxe muitos benefícios para meu corpo e alma”, reforçou.

A campeã destacou, ainda, que teve um grande incentivo por parte dos gestores da Sesau, onde atua. De acordo com Delano Rolin, secretário executivo de gestão interna, a vitória da servidora é um motivo de orgulho para toda a gestão.

“Esperamos que o exemplo de nossa atleta seja seguido por outros servidores e pela população, que deve sempre lembrar que esporte é vida e saúde”, reforçou Delano.


Encontrou algum erro? Entre em contato