racismo

Fifa investiga ofensas de torcida da Rússia em amistoso com a França

Por Reuters 29/03/2018 - 08:02

ACESSIBILIDADE


A Fifa disse nesta quarta-feira, 28, que está investigando ofensas racistas de torcedores russos dirigidas a jogadores franceses durante um amistoso pré-Copa do Mundo entre os dois países.

Um fotógrafo da Reuters que acompanhou a vitória de 3 x 1 da França próximo do campo na noite de terça-feira em São Petersburgo ouviu os jogadores franceses serem chamados de macacos várias vezes, inclusive quando N’Golo Kante foi à lateral fazer uma cobrança.

 “A Fifa está coletando as diferentes reportagens sobre a partida e possíveis indícios relativos ao incidente discriminatório noticiado pela mídia, incluindo aquele do observador da Fare que estava presente no jogo”, disse a entidade organizadora do esporte em um comunicado, referindo-se à rede que combate a discriminação no futebol na Europa.

 O incidente deu ensejo a pedidos para que se persevere a luta contra o racismo no futebol a menos de três meses da Copa do Mundo.

 A ministra dos Esportes francesa, Laura Flessel-Colovic, escreveu no Twitter: “O racismo não tem lugar nos campos de futebol. Precisamos agir juntos em nível europeu e internacional para conter este comportamento intolerável”.

 A Rússia prometeu reprimir o racismo, atraindo cada vez mais atenção antes do Mundial deste ano, que sediará entre 14 de junho e 15 de julho em 11 cidades, entre elas Moscou, São Petersburgo e Sochi.

 O comportamento racista e discriminatório não é incomum no Campeonato Russo, inclusive entre os torcedores do Zenit de São Petersburgo.

 A Uefa iniciou procedimentos disciplinares contra o time na semana passada por cânticos racistas durante uma partida recente da Liga Europa contra o Leipzig.


Encontrou algum erro? Entre em contato