MUDANÇAS

Federação Alagoana de Futebol e clubes definem regulamento do Campeonato Alagoano 2018

Por Redação com Assessoria 18/11/2017 - 11:42

ACESSIBILIDADE

Foto: Assessoria FAF
Foto: Assessoria FAF

Na tarde de sexta-feira, 17, o Conselho Arbitral da 1ª Divisão,  realizado em um hotel na orla da capital, definiu os detalhes da competição que terá nove times, que se enfrentam em turno único.

Participam do estadual do próximo ano, ASA, CSA, CRB, CEO, CSE, Coruripe, Dimensão Saúde, Murici e Santa Rita.

O Alagoano começa no dia 21 de janeiro de 2018 e terá 13 datas disponíveis no calendário do futebol nacional.

Os times irão se enfrentar em turno único e ao final desta fase, as quatro melhores equipes disputam semifinal e final.

A outra ponta da tabela também terá novidades. Penúltimo e último colocados serão rebaixados e apenas um time subirá da segunda para a primeira divisão, com o estadual de 2019 sendo disputado por apenas oito equipes.

A tabela detalhada do Campeonato Alagoano deverá ser divulgada na próxima semana, mas já está definido que na primeira fase, haverá apenas um clássico entre CRB e CSA, que terá mando de campo do time regatiano, confirmado através de sorteio.

A carga de ingressos será de 70% para o clube alvirrubro e 30% para os azulinos. No entanto, como haverá apenas um clássico nesta fase, a renda será dividida para os dois times.

Encerrada a primeira fase, os quatro melhores disputam as semifinais. Primeiro e segundo enfrentam quarto e terceiro respectivamente.

Na fase final, o time que tiver melhor campanha somadas a primeira fase e a semifinal, decidirá terá o mando de campo no ultimo jogo.

SÉRIE D

As vagas para o Brasileiro da Série D, são destinadas diretamente para campeão e vice. Caso as equipes que cheguem na final já tenham suas divisões garantidas, a vaga será destinada para os próximos colocados, de acordo com a ordem.

Vale lembrar que o CSA, campeão brasileiro da Série C, está garantido na Série B do próximo ano, o CRB precisa de apenas um ponto nas duas ultimas rodadas para se garantir e o ASA, foi rebaixado e está na Série D.

COPA DO BRASIL

As três vagas para a Copa do Brasil 2019 serão destinadas diretamente para o campeão, o vice-campeão e o terceiro colocado, que será definido através da disputa entre as duas equipes derrotadas nas semifinais.

COPA DO NORDESTE

A Copa do Nordeste de 2019, assim como neste ano, terá vaga direta para o campeão, enquanto o segundo colocado terá de disputar uma seletiva. Na atual temporada, o CRB conquistou a vaga direta e o CSA precisou disputar a seletiva diante do Parnahyba, passando pelo time adversário.


Encontrou algum erro? Entre em contato