Alagoas, 03 de julho de 2022 23º min 26º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
VIDA E OBRA

Museu da Imagem e do Som recebe exposição sobre escritor Jorge de Lima

Com Ascom Secult

17/05/2022 18h06

Vida e obra de Jorge de Lima são contadas em exposição
ArquivoVida e obra de Jorge de Lima são contadas em exposição

tO Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa) recebe, a partir desta terça-feira (17), a exposição “A compulsão artística de Jorge de Lima”. A abertura acontece às 19h e a mostra fica aberta para visitação do público até o dia 15 de junho.

Jorge Mateus de Lima, conhecido como Jorge de Lima, nasceu em 1895, no município de União dos Palmares, na Zona da Mata alagoana. Aos 7 anos, mudou-se para Maceió, e com apenas 14 anos, escreveu o poema de características parnasianas "O Acendedor de Lampiões", que lhe rendeu muitos elogios. Posteriormente, mudou-se para Salvador e ali iniciou o curso de Medicina, concluído no Rio de Janeiro em 1914.

Com curadoria do produtor cultural Marco Antônio, a exposição apresenta uma linha do tempo desde o seu nascimento, em União dos Palmares, até seu falecimento no Rio de Janeiro. “O projeto foi pensado como estratégia de aproximação de um público que talvez não conheça nem o Jorge de Lima, nem a história dele, menos ainda sua obra”, disse o curador.

A exposição apresenta imagens digitalizadas do livro de fotomontagens surrealistas "Pintura em Pânico", de 1943, artigo que, para a época, dá destaque ao trabalho de Jorge pela originalidade e pioneirismo no desenvolvimento desta linguagem. Também poderão ser observados os textos mais marcantes, os livros mais significantes, e a relação de Jorge com artistas como Portinari, Mário de Andrade e outros do movimento.

As obras foram declamadas e gravadas pelo ator Chico de Assis, pensando numa exposição mais interativa. “Caixas de som foram instaladas para que os poemas pudessem ser escutados, trazendo inclusão para pessoas com baixo ou pouco nível de leitura, e ainda para portadores de deficiências visuais”, afirmou o curador.

A exposição também traz referências à época em que Jorge de Lima esteve envolvido com a política, sendo deputado estadual e candidato a vereador, além da sua relação com as artes plásticas e a pintura, às quais também se dedicou ao longo da vida.

O Misa está localizado na Rua Sá e Albuquerque, 275, no bairro do Jaraguá, em Maceió. O equipamento cultural recebe visitas de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade