
O projeto “Ballet a Serviço da Educação” abrirá seleção para 15 jovens, neste sábado (7), no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A iniciativa é da Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) e a bailarina Maria Emília Clark e teve origem há cinco anos.
Os alunos selecionados serão de todos os gêneros. A idade mínima é de oito anos e a máxima de 20.
A audição acontecerá na Sala de Dança localizada no Complexo Cultural Teatro Deodoro, no Centro de Maceió, a partir das 9h. Não é necessário fazer matrícula ou inscrição, basta se apresentar no horário. Os selecionados terão aulas nas manhãs das sextas-feiras e dos sábados na Sala de Dança do Complexo.
Para participar, obrigatoriamente, o candidato tem que ser de escola pública - ele deverá solicitar uma declaração da instituição de ensino para comprovar que está matriculado. Os interessados não precisam usar sapatilhas, apenas um par de meias e roupas confortáveis para dançar.
Esse trabalho inicial com os jovens denomina-se “formação do bailarino clássico”. Para mostrar a evolução ao longo do processo, são realizados, todos os anos, os “espetáculos de culminância”, onde eles têm a possibilidade de mostrar o crescimento adquirido nas aulas.
“A iniciativa visa dar acesso a uma formação clássica e acadêmica para crianças de escolas públicas, no sentido de transformá-las para além do ballet clássico, com aulas de formação teórica, de Francês, postura corporal, interatividade com as exposições culturais, análises de estruturas cênicas e história das artes”, explica a bailarina e professora Maria Emília Clark.