DECISÃO

Justiça suspende censura ao filme 'Como se tornar o pior aluno da escola'

Por Redação com Agências 06/04/2022 - 18:45

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Trailer do filme "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola", lançado em 2017.
Trailer do filme "Como Se Tornar o Pior Aluno da Escola", lançado em 2017.

A 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro suspendeu, nesta terça-feira 5, um despacho do Ministério da Justiça e Segurança Pública que ordenava a retirada dos serviços de streaming do filme “Como se tornar o pior aluno da escola”.

O Ministério da Justiça havia determinado, no dia 15 de março, por meio da Secretaria Nacional do Consumidor, a remoção do filme de plataformas de streaming. O descumprimento da medida podia gerar multa de R$ 50 mil, conforme documento assinado pela diretora do Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor, Lilian Brandão.

O pedido de suspensão atendido pela Justiça foi feito pela Associação Brasileira de Imprensa, que alegou na ação que a censura era um cerceamento da liberdade de expressão.

“Presente, conforme exposto, a probabilidade do direito e perigo na demora consistente na retirada imotivada de obra audiovisual de exibição, e incidência de multa diária decorrente da decisão, determino a suspensão do Despacho n. 625/2022 do Departamento de Proteção e de Defesa do Consumidor (DPDC)", diz um trecho da decisão da juíza Daniela Berwanger

O despacho que censurava o filme era baseado na classificação indicativa anterior, de 14 anos, então a decisão da juíza Daniela Berwanger considerou que ele não tem mais validade.

“Considerando que falha na classificação indicativa do filme foi apontada como situação fática a dar ensejo à decisão, com a sua alteração para o limite máximo pela SENAJUS o motivo indicado para o ato deixa de se fazer presente. Diante disso, é imperioso reconhecer que a decisão deixa de ter compatibilidade com a situação de fato que gerou a manifestação de vontade, tornando a motivação viciada, e, consequentemente, retirando o atributo de validade do ato”, diz a decisão.


Encontrou algum erro? Entre em contato