ANISTIA INTERNACIONAL

Angelina Jolie lança manual para crianças lutarem por seus direitos

Por Terra/Pipoca Moderna 03/09/2021 - 08:32

ACESSIBILIDADE

Divulgação/Anistia Internacional
Angelina Jolie
Angelina Jolie

A atriz Angelina Jolie ("Malévola") lançou um livro em parceria com a Anistia Internacional para empoderar crianças de todo o mundo. Intitulado "Know Your Rights and Claim Them" (Conheça seus direitos e reivindique-os), a obra foi escrita em parceria com a advogada de direitos humanos Geraldine Van Bueren, uma das redatoras originais da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança de 1989, e tem como objetivo dotar as crianças com conhecimento para desafiar as injustiças.

"Aqui está uma verdade que você talvez não saiba: como jovem, seus direitos têm status igual aos direitos de um adulto. Não quando você chegar à idade adulta, ou sair de casa, ou conseguir seu primeiro emprego, mas agora. Quem quer que você seja, onde quer que more - sua vida tem o mesmo valor que qualquer adulto ou qualquer outro jovem no planeta. As crianças têm direitos assim como os adultos e devem ter o poder e a agência para reivindicá-los", escreveu Jolie em seu Instagram, ao lado de uma galeria de fotos de jovens militantes e da capa do livro.

Em entrevista coletiva, Jolie disse esperar que o livro também lembre os governos de seu compromisso com o tratado global que consagra os direitos civis, sociais, políticos e econômicos das crianças.

"Passamos muito tempo bloqueando esses direitos, então este livro é para ajudar as crianças a terem um livro de instrumentos para dizer 'esses são os seus direitos, são coisas que vocês precisam questionar para ver a distância que estão, dependendo do seu país e das circunstâncias, de acessar esses direitos, quais são os seus obstáculos, quem foram os que vieram antes de vocês e lutaram, quais maneiras de lutar'. Portanto, é um manual para lutar".


Encontrou algum erro? Entre em contato