MIOCARDIA HIPERTRÓFICA

Ator coloca aparelho no coração para prevenir morte súbita

Por R7 03/06/2021 - 19:59

ACESSIBILIDADE

Reprodução Instagram
Rafael Cardoso passou por cirurgia nesta quinta-feira (2)
Rafael Cardoso passou por cirurgia nesta quinta-feira (2)

Rafael Cardoso foi submetido nesta quinta-feira (3) a uma cirurgia para a implantação de um desfibrilador cardíaco. O artista de 35 anos, que é portador de uma miocardiopatia hipertrófica congênita —doença caracterizada pelo engrossamento do músculo do coração—, revelou que no mês passado descobriu que a condição "levou a uma fibrose no músculo cardíaco", que o coloca no grupo de risco de morte súbita.

"Amidos, eu passei hoje por uma cirurgia para implantar um desfibrilador cardíaco. Tenho uma miocardiopatia hipertrófica congênita, com a qual convivi até agora sem problemas. No último mês, eu descobri que essa condição levou a uma fibrose no músculo cardíaco que me põe no grupo de risco de morte súbita. É isso que o desfibrilador evita", escreveu.

Por fim, o ator agradeceu a equipe médica e o carinho de todos. "Dr. Fabrício Braga, que me diagnosticou, e ao cirurgião Dr. Eduardo Saad e equipe, que hoje implantaram o desfibrilador, e à equipe do Hospital Copa Star pelo cuidado e carinho. A cirurgia foi rápida, e eu estou me sentindo muito bem e amanhã mesmo já volto para casa".

Em maio, Rafael Cardoso foi vacinado contra a covid-19 por pertencer ao grupo de risco para a doença. No registro feito pela mulher, Mariana Bridi, em uma rede social, o ator explicou que foi imunizado com a primeira dose porque pertence ao grupo de pessoas com comorbidades.

"Tudo porque eu tenho comorbidade, né gente! Senão eu esperaria. Tenho miocardiopatia hipertrófica assimétrica desde a infância", explicou. "Uma condição cogênita do coração", reforçou Mariana. Rafael é um dos atores principais da novela A Vida da Gente, em reprise na Globo, onde interpreta Rodrigo, que faz par romântico com as atrizes Fernanda Vasconcellos (ANA) e Marjorie Estiano (Manu).


Encontrou algum erro? Entre em contato