HOMENAGEM A MIGLIACCIO

Lima Duarte lembra de Migliaccio em vídeo comovente: 'Eu te entendo'

Por Redação com agências 06/05/2020 - 09:07
Atualização: 06/05/2020 - 09:20

ACESSIBILIDADE

Reprodução
Lima Duarte gravou vídeo emocionante
Lima Duarte gravou vídeo emocionante

O ator Lima Duarte, de 90 anos, divulgou um vídeo nas redes sociais, nesta terça-feira, 5, falando sobre a morte do colega e amigo Flavio Migliaccio. 

"Eu te entendo, Migliaccio, porque eu, como você, sou do Teatro de Arena, com Paulo José, Chico de Assis, com o (Gianfrancesco) Guarnieri. Foi lá que aprendemos com o (Augusto) Boal que era preciso, era urgente que se pusesse o brasileiro em cena".

No vídeo, de quase cinco minutos, Lima relembrou momentos enfrentados pelos atores durante a ditadura militar. "Agora, quando sentimos o hálito putrefato de 64, o bafio terrível de 68, agora, 56 anos depois, quando eles promovem a devastação dos velhos, não podemos mais. Eu não tive a coragem que você teve", desabafou.

E completou: "Os que lavam as mãos, o fazem numa bacia de sangue". É uma referência a uma fala de um personagem, Pedro Jáqueras, da peça "Os Fuzis da Senhora Carrar" (1937), de Bertolt Brecht, que ele interpretou no Teatro de Arena. 

Lima Duarte também fez questão de citar a perseguição de Sérgio Fernando Paranhos Fleury, mais conhecido como Delegado Fleury, que ficou conhecido por sua atuação violenta e foi acusado de tortura e homicídio de inúmeras pessoas pelo Ministério Público, mas morreu antes de ser julgado.

Assista

Publicidade



Encontrou algum erro? Entre em contato