CINEMA

'Parasita' é o grande vencedor do Oscar 2020, com quatro prêmios

Por Com G1 10/02/2020 - 11:42

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Produção sul-coreana se tornou a 1ª não falada em língua inglesa a vencer como Melhor Filme
Produção sul-coreana se tornou a 1ª não falada em língua inglesa a vencer como Melhor Filme

"Parasita" foi o grande vencedor do Oscar neste domingo, 9. A cerimônia dos melhores do cinema aconteceu em Los Angeles. A dramédia sul-coreana sobre diferença de classes recebeu quatro estatuetas e se tornou o primeiro não falado em língua inglesa a vencer como Melhor Filme. 

Além do principal prêmio, o cineasta Bong Joon Ho também ganhou como roteiro original, diretor e filme internacional. O filme "1917", drama de guerra dirigido por Sam Mendes, ficou com três estatuetas.

"Coringa", "Ford vs Ferrari" e "Era uma vez em Hollywood" ganharam duas cada. "O Irlandês" não ganhou nenhuma de suas dez indicações.

Nas categorias de atuação, Joaquin Phoenix, Renée Zellweger, Brad Pitt e Laura Dern foram premiados.

Além das cinco músicas indicadas Melhor Canção Original, a cerimônia também teve performances de Eminem e Billie Eilish. O rapper cantou “Lose Yourself”, música que ganhadora do Oscar em 2003, quando ele não foi à premiação receber a estatueta.

A cantora americana de 18 anos se apresentou com seu irmão e produtor Finneas. O show foi no tributo aos profissionais da indústria do cinema que morreram recentemente, com uma versão de "Yesterday", dos Beatles.

Outro momento musical de destaque foi quando um trio conhecido por interpretar heroínas (Gal Gadot, Sigourney Weaver e Brie Larson) apresentou a maestrina Eímear Noone.

Pela primeira vez em 92 anos, uma mulher conduziu a orquestra da premiação, tocando todas as trilhas sonoras indicadas. Deu o óbvio, com "Coringa" e a islandesa Hildur Guðnadóttir.

Documentário

"Indústria Americana" ganhou o Oscar de Melhor Documentário. "Democracia em vertigem", da diretora brasileira Petra Costa, era um dos indicados na categoria.

Produzido pelo casal Obama, o documentário vencedor mostra os contrastes entre a cultura americana e chinesa durante a abertura de uma fábrica em Ohio, nos Estados Unidos.


Encontrou algum erro? Entre em contato