RÉVEILLON

Confira 5 dicas para fazer vídeos na passagem de ano

Por Notícias ao Minuto 19/12/2019 - 16:03

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Veja como documentar os últimos momentos de 2019 e os primeiros da próxima década
Veja como documentar os últimos momentos de 2019 e os primeiros da próxima década

Quer tenha planejado ficar em casa com um grupo de amigos, correr as festas da capital ou marcar presença nos programas elegantes que vários hotéis prepararam para ocupar o tempo até à meia-noite, com certeza você vai pegar no smartphone para tirar aquela selfie ou fazer uma filmagem rápida – nem que seja dos fogos de artifício!

É pensando nesses vídeos que a WIKO, empresa europeia de smartphones, traz cinco dicas de filmagem para que consiga as melhores imagens.

Esteja sempre atento ao que vê


Antes de começar a gravar, avalie bem o ambiente e veja por onde quer começar. Assim que carregar no 'play' deve concentrar-se na tela do smartphone enquanto se mantém atento ao que se passa ao redor. Verifique se o plano está nivelado, se está focado e se a luz é suficiente. Segure o smartphone com ambas as mãos para garantir o seu equilíbrio e pode utilizar os polegares para mexer no menu e definições de ajuste, bem como para focar em determinados objetos.

Coloque-se no lugar de quem vai ver


Ou, neste caso, você no futuro. Pense no que vai querer relembrar desta noite e foque nisso. Quer esteja gravando um momento inesperado que ocorra no meio das festas, ou uma dança conjunta planejada, aposte numa gravação consistente e não use movimentos bruscos – se conseguir utilizar um tripé, excelente! Utilize apenas o zoom quando for necessário, mas não em demasia, caso contrário ficará com um resultado muito confuso.

Brinque com o modo 'Time Lapse'


O modo 'Time Lapse' faz com que visualize aquilo que foi filmado a uma velocidade muito mais rápida, manipulando assim o tempo. Assim, objetos ou eventos que normalmente levariam horas ou mesmo dias a ser capturados podem ser vistos de uma forma rápida e resumida. Se quer ter uma lembrança de todo o evento, porque não definir um ponto da sala e filmar tudo a partir de lá até o fim? Desta forma terá um belo resumo de tudo o que aconteceu.

Grave sempre na horizontal


Costuma ver muitos vídeos filmados na vertical? Se não, então porque iria filmar o seu assim? A orientação de qualquer tela onde os vídeos sejam reproduzidos é horizontal, pelo que é essa a orientação com que deve gravar o seu vídeo, embora à primeira vista possa parecer mais prático agarrar no smartphone na vertical. Acima de tudo, não mude de posição enquanto grava. Pare, mude e depois volte a gravar.

Tenha atenção à memória


Documentar uma noite, ainda que apenas os momentos mais importantes, vai requerer bastante da memória do seu celular. Apesar dos mais recentes smartphones serem generosos em termos de armazenamento, este não é infindável – ainda mais no que diz respeito a formatos de alta resolução como o Full HD ou 4K. Felizmente, existe sempre a opção de instalar cartões de memória externa.


Encontrou algum erro? Entre em contato