ÂNCORA DE TELEJORNAL

Radialista é afastado após homofobia contra Matheus Ribeiro

Por Metrópoles 19/11/2019 - 10:48
Atualização: 19/11/2019 - 10:50

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Radialista é afastado após homofobia contra Matheus Ribeiro
Radialista é afastado após homofobia contra Matheus Ribeiro

O radialista goiando, Luiz Gama, foi afastado da Band News FM, após comentários homofóbicos direcionados ao jornalista Matheus Ribeiro. Na decisão, anunciada nesta segunda-feira (18), a diretoria da rádio afirmou ser contra qualquer tipo de preconceito e defendeu o respeito à orientação sexual e a cor da pele.

Matheus Ribeiro, que vai processá-lo por homofobia, foi o primeiro âncora assumidamente homossexual a apresentar o Jornal Nacional. Na última terça-feira (13) Gama usou o Twitter para destilar preconceitos contra o global.

"Putz! Onde o Brasil vai parar? Queimar a rosca agora é moda. Um apresentador de telejornal de qualidade média virou a bola da vez no jornalismo nacional só porque revelou que sua rosquinha está à disposição. A qualidade profissional que se f?", escreveu Gama.

Em sua revolta, Gama ainda deu insinuações racistas citando a decisão do presidente Jair Bolsonaro em acabar com a obrigatoriedade do diploma para o exercício da profissão de jornalista. "Jair Bolsonaro está corretíssimo ao acabar com o registro na DRT e por acabar com a exigência de diploma para jornalistas. Afinal, tem uma fraquíssima em rede nacional só por causa da cor de pele e outro comunzão fazendo fama só porque avisou que queima a rosca", disse o radialista, que apagou as publicações.

Processo

À coluna F5, da Folha de S. Paulo, a advogada de Matheus Ribeiro, Maria Thereza Alencastro, garantiu que medidas serão tomadas nas áreas cível e criminal, bem como será pedida indenização por damos morais e crime de racismo - em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) enquadrou ataques e ofensas à comunidade LGBT na chamada Lei do Racismo.

??"Matheus, que tem visibilidade, por seus próprios méritos - diga-se de passagem, tem esta obrigação. Não para se proteger, já que a ele estes comentários não prejudicam, mas para proteger todos que não têm voz como ele. Estas pessoas, as homofóbicas, precisam de resposta à altura", afirmou Alencastro.


Encontrou algum erro? Entre em contato