AÇÃO

Para combater Fake News, Facebook cria aba só para notícias

Por TecMundo 25/10/2019 - 13:56

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Facebook News tem uma estrutura bem convencional, no estilo de apps como o Google Notícias
Facebook News tem uma estrutura bem convencional, no estilo de apps como o Google Notícias

Sob pressão política e recebendo cada vez mais críticas por causa do conteúdo veiculado na plataforma, o Facebook anunciou nesta sexta-feira, 25, uma novidade. A empresa iniciou testes com um aba dedicada somente para o consumo de notícias na rede social.

O Facebook News pode ser acessado ao trocar de feed, como quando você troca a seleção de posts comuns pelo Marketplace. A ideia da empresa é você fugir um pouco de fotos e links de páginas ou amigos para se informar, já que o jornalismo "tem um papel crítico em nossa democracia".

Até agora, o teste está disponível apenas nos Estados Unidos. Por enquanto, não há confirmação de quando as avaliações serão finalizadas e se a aba de fato será implementada para todas as regiões.

Entenda


A aba Facebook News tem uma estrutura bem convencional, no estilo de apps como o Google Notícias. Você pode selecionar tanto um feed "comum", com as principais manchetes do momento (o "Today's Stories"), como filtrar apenas pelos temas e veículos do seu interesse. Se você assina algum site ou revista, é possível vincular a assinatura por lá. Com o tempo, o algoritmo também vai entendendo seus assuntos favoritos e destacando as manchetes mais relevantes para você.

Quem faz a curadoria do conteúdo é uma equipe humana "livre de intervenção editorial de qualquer outra pessoa na companhia". O Facebook garante que não tem viés político na hora de selecionar as notícias — e, por outro lado, também não indicou se vai combater eventuais conteúdos falsos de forma mais contundente em vez de apenas aplicar as regras atuais.

Para entrar no News, o veículo precisa ter uma página caracterizada como veículo jornalístico e solicitar a inclusão para a companhia. O número de parceiros já participantes não foi divulgado.


Encontrou algum erro? Entre em contato