NORDESTE

Dia do Nordestino é comemorado nesta terça-feira

Por Redação com Agências 08/10/2019 - 14:23

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Hoje é comemorado o dia do Nordestino
Hoje é comemorado o dia do Nordestino

O Dia do Nordestino é comemorado nesta terça-feira, 8, criado em 2009 na cidade de São Paulo, a data é uma homenagem ao centenário do nascimento de Antônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré, poeta popular, compositor e cantor cearense.

O Nordeste brasileiro é conhecido pela sua musicalidade, culinária, danças, superstições, artesanatos, belíssimas paisagens naturais e muito mais.

O Estado de São Paulo atualmente concentra o maior número de população nordestina fora de seu estado de origem, a data virou lei e foi criada pelo vereador Francisco Chagas, com o intuito é celebrar as raízes e as tradições culturais dos nordestinos, além de relembrar a vida e obra do autor cearense.

Patativa do Assaré, o homenageado com a data vivieu entre 1909 e 2002, e está entre as principais figuras nordestinas do século XX, vivia em Assaré (CE), com sua família de origem pobre que vivia da agricultura de subsistência.

O primeiro livro veio em 1956: Inspiração Nordestina, que reunia poemas do autor. Teve reconhecimento nacional, ganhou prêmios e foi cinco vezes Doutor Honoris Causa. Mesmo famoso, nunca deixou a região do Cariri, interior cearense.


Encontrou algum erro? Entre em contato