TECNOLOGIA

Google descobre maneiras de como hackear um iPhone

Por Terra 02/08/2019 - 11:18

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Apple recomenda que os usuários atualizem seus dispositivos
Apple recomenda que os usuários atualizem seus dispositivos

Caçadores de bugs que trabalham para o Google descobriram o ponto fraco do iPhone: o aplicativo iMessage. 

A equipe, chamada Google Zero, afirma ter encontrado cinco erros no serviço de mensagens que deixariam o iPhone extremamente vulnerável a hackers.

No caso de um deles, os pesquisadores do gigante de buscas (cujo sistema operacional Android é o principal concorrente do iOS da Apple) disseram que a vulnerabilidade era tão grave que a única maneira de recuperar um iPhone invadido seria eliminando todos os dados armazenados.

Outra brecha, segundo eles, permitiria fazer cópias dos arquivos do dispositivo sem a autorização do proprietário.

Na semana passada, a Apple corrigiu esses erros, mas os pesquisadores dizem ter encontrado uma sexta falha que não havia sido corrigida na atualização mais recente do sistema operacional.

"Isso é bastante incomum", avalia o professor Alan Woodward, especialista em segurança cibernética da Universidade de Surrey, no Reino Unido.

"E dada a reputação da equipe do Google Zero vale a pena levar em consideração."

O projeto Google Zero foi criado em julho de 2014 para identificar vulnerabilidades cibernéticas que estavam passando despercebidas.

Em outras ocasiões, a equipe já alertou a Microsoft, o Facebook e a Samsung, entre outras empresas, sobre problemas com seu código.

Atualização urgente


Se os hackers descobrirem a falha que não foi corrigida, poderão bloquear um aplicativo ou executar seus próprios comandos em iPhones, iPads e iPod Touch.

A Apple não comentou sobre este problema específico, mas pediu aos usuários que instalem o iOS 12.4, a última versão do seu sistema operacional.

Esta atualização tem como objetivo solucionar as outras brechas descobertas pelo Google Zero, assim como um conjunto mais amplo de falhas e ameaças.

"Manter seu software atualizado é uma das coisas mais importantes que você pode fazer para manter seu produto seguro", informou a Apple em comunicado.


Encontrou algum erro? Entre em contato