IOS 13

Conheça os novos recursos de segurança e privacidade do Sistema Operacional da Apple

Por TecMundo 25/07/2019 - 13:42

ACESSIBILIDADE

Divulgação
Confira os novos recursos de segurança e privacidade do SO da Apple
Confira os novos recursos de segurança e privacidade do SO da Apple

Em junho, a Apple anunciou durante a Worldwide Developers Conference (WWDC 2019) uma série de recursos para o iOS 13, conforme detalhamos na época, e uma dessas novidades envolvia atualizações com grande foco em segurança e privacidade de seus usuários. Nesse caso, a equipe do site TechCrunch teve acesso à próxima edição do software e realizou uma análise sobre as mudanças dessas funções, que devem fazer parte dos novos iPhones e iPadOS, nova versão do iPad.

Controle de dados de localização

Com a atualização, o sistema passará a informar quais aplicativos rastreiam sua localização em segundo plano. Eventualmente, ele poderá ainda enviar notificações sobre quantas vezes isso foi feito em um período recente, junto com um pequeno mapa de pontos de localização.

O iOS 13 também permitirá que você conceda o acesso de um app à sua localização apenas uma vez. Antes havia três opções: “sempre”, “nunca” ou “durante o uso” para esses casos. Dessa forma, havia certa possibilidade de apps terem acesso a seus dados.

Antes que qualquer app tente acessar esse tipo de conexão, você receberá um alerta para permitir que isso seja feito ou não.

O “Find My Phone” passará a se chamar apenas “Find My”, e poderá oferecer rastreamento offline de seus dispositivos Apple. Assim, mesmo sem acesso à internet, sua localização poderá ser transmitida com mais segurança via Bluetooth. Para isso, o sistema usará outros aparelhos da Maçã como intermediários para enviar informações aos servidores da companhia.

Aplicativos também deverão solicitar permissão para acessar seus contatos salvos nos dispositivos Apple, bem como anotações pessoais realizadas sobre eles.

A Apple passará a oferecer uma opção de login próprio para acesso a outros aplicativos ou serviços, que poderá ser feita com apenas um toque (Touch ID). Nesse caso, não será preciso repassar informações confidenciais a essas ferramentas, como endereço de e-mail.

Outra novidade é que o iOS 13 terá um recurso de silenciar chamadas indesejadas ou desconhecidas e enviá-las diretamente para o correio de voz. Segundo o TechCrunch, essa seria uma medida para evitar spams.

Sempre que uma foto é tirada no iPhone, por exemplo, dados de localização ficam armazenados como metadados do arquivo. Muitos desses dados podem ser evidenciados quando essas imagens são publicadas em redes sociais. No novo sistema operacional, eles poderão ser removidos antes do upload para outras plataformas.

Finalmente, com a atualização, o Safari terá recurso para impedir rastreamento de sites cruzados. Assim, anúncios da web terão mais dificuldade em acessar informações de usuários dos dispositivos Apple.

A previsão é de que o iOS 13 esteja disponível a partir de setembro para aparelhos iPhone 6S e superiores. Logo, versões mais antigas não poderão realizar o update.


Encontrou algum erro? Entre em contato