MÚSICA

Álbum 'Kisses' é o beijo narcisista de Anitta no mercado gringo

Por Mauro Ferreira - Colunista G1 05/04/2019 - 11:14

ACESSIBILIDADE

Foto: Divulgação
Cantora fala de maconha com Ludmilla e faz 'DR' com Caetano Veloso em disco que dialoga sobretudo com o pop internacional.
Cantora fala de maconha com Ludmilla e faz 'DR' com Caetano Veloso em disco que dialoga sobretudo com o pop internacional.

"Vocês pensaram que eu não ia rebolar a minha bunda em espanhol, né? Sou de Honório Gurgel", lembra Anitta na primeira das dez músicas de Kisses, o álbum trilíngue audiovisual lançado hoje pela artista carioca.

Ouvido ao fundo, abafado pela batida de Atención, funk em espanhol que abre o quarto álbum da cantora, o recado em português de Anitta reforça com o orgulho a origem brasileira da artista, musa já internacional egressa dos bailes do subúrbio fluminense.

O D.N.A. nacional reaparece na música que fecha o álbum Kisses, Você mentiu, gravada por Anitta com ninguém menos do que Caetano Veloso, ícone da MPB que se sempre se mostrou receptivo aos artistas e gêneros populares.

Em Você mentiu, Anitta – parceira de Jefferson Junior e Umberto Tavares na composição – se aproxima do universo de Caetano com canção enraizada na MPB. A leveza da batida remete até à bossa nova enquanto a letra remói clichês sobre a sofrência em bom português, numa típica DR de casal.

Você mentiu é a faixa alienígena do álbum Kisses. A falta de diálogo da derradeira faixa com as outras nove músicas do álbum reitera a sensação de que Anitta fez um álbum sobretudo para cortejar o mercado gringo, dando sequência ao paulatino trabalho de construção da carreira internacional ao qual vem se dedicando nos últimos anos.

Embora seja conceitualmente um álbum trilíngue, Kisses é disco cantado majoritariamente em espanhol e em inglês com batidas sintetizadas que dialogam com as tendências do mercado pop internacional da atualidade.

É para o exterior que Anitta oferece Banana, faixa gravada com Becky G, rapper norte-americana de ascendência mexicana. Banana é exemplo do industrializado pop internacional reverberado na pista em que o DJ Alesso joga Get to know me, faixa de batida sedutora.

Como Kisses é álbum regido pelas leis do mercado, há alta dose de latinidade em músicas em espanhol formatadas com batidas que embutem células rítmicas de gêneros como o reggaeton. Rosa – música gravada por Anitta com Prince Royce, cantor norte-americano de ascendência dominicana – e Sin miedo se enquadram nessa vertente.

Música feita para expor a altivez de Anitta, Sin miedo junta a cantora com DJ Luian e Mambo Kingz, artistas porto-riquenhos. Já Poquito, ao contrário do que faz supor o título em espanhol, é tema cantado em inglês com a adesão do rapper norte-americano Swae Lee.

Dentro da seara do hip hop, Snoop Dogg discursa sobre maconha, com alusões à Califórnia (EUA), em Onda diferente. Essa é a música com potencial para causar mais polêmica em terras tupiniquins. Com Dogg e com Ludmilla, Anitta versa sobre a erva que provoca a tal Onda diferente. Papatinho também figura na faixa.

Em outra onda, Juego é música feita para exalar a sensualidade de Anitta, evidenciada nas fotos feitas por Gui Paganini para promover as músicas com os respectivos clipes (ainda não disponíveis).

Música formatada pelo produtor britânico Chris Marshall, Tu y yoprovoca, no meio do disco, a sensação de que o repertório de Kisses a rigor reedita o que Anitta já vinha fazendo em singles avulsos apresentados desde o último álbum da artista, Bang (2015), lançado há quatro anos.

Feito com produtores como Josh Gudwin, Niko Marzouka, Rob Marks e Tezzel, Kisses é um bom disco sem ser efetivamente o grande álbum que Anitta talvez pudesse fazer caso se desobrigasse de seguir a lei da indústria para se manter no topo.

Em essência, Kisses simboliza o mais ambicioso jogo de sedução armado por Anitta para conquistar o mercado gringo. Resta saber se eles, os gringos, vão resistir ao beijo narcísico dessa mulher empoderada, vinda orgulhosamente de Honório Gurgel. (Cotação: * * * 1/2)


Encontrou algum erro? Entre em contato