Alagoas, 15 de agosto de 2022 23º min 27º máx
WhatsApp (82) 9.9982-0322
ELEIÇÕES 2022

Maioria do eleitorado de Alagoas tem de 25 a 29 anos

Tâmara Albuquerque

06/08/2022 08h08

Urna eletrônica
TSEUrna eletrônica

O brasileiro está a dois meses da escolha dos seus representantes pelo processo eleitoral, cuja votação acontecerá no dia 2 de outubro e, havendo necessidade, no dia 30 de outubro em segundo turno. São 156.454.011 eleitores aptos a votar, dos quais 2.325.656 com residência em Alagoas, quantitativo maior que o registrado no Distrito Federal, que é de 2.203.045 eleitores. Os dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 93,5% dos eleitores de Alagoas fizeram o cadastro biométrico, que é o procedimento de coleta das digitais do eleitorado utilizado para identificar o eleitor no dia da votação, tornando o processo mais seguro e ágil.

No dia 2 de outubro, essas pessoas vão definir os nomes dos próximos presidente, vice-presidente, deputados federais e estaduais, senador (Alagoas tem apenas uma vaga para o Senado), governador e vice-governador. Candidatos podem oficializar o registro dos nomes até o próximo 15 de agosto.

O voto no Brasil é permitido a maiores de 16 anos e obrigatório entre 18 e 70 anos. O eleitor que não votar e não apresentar uma justificativa aceitável vai pagar uma multa de R$ 3,51. Os brasileiros que residem fora do Brasil só podem votar para a eleição presidencial. O voto válido é todo aquele dedicado a alguma chapa, candidato ou legenda. Os votos nulos são aqueles com digitação de números de chapas ou candidatos não existentes e os brancos são computados apenas para fins estatísticos.

Leia na íntegra, já nas bancas!

Comentários
Curta o EXTRA no Facebook
Confira o nosso canal no YouTube
Siga-nos no Twitter
Siga-nos no Instagram Seguir </html>
Notamos que você possui
um ad-blocker ativo!

Produzir um conteúdo de qualidade exige recursos.

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo.

Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.

publicidade